Criação de galinhas para produção de ovos

A criação de galinhas poedeiras tem, ao longo dos anos, se tornado empreendimento de grande rentabilidade, pois a avicultura constitui uma das principais atividades brasileiras

Existem três formas de se criar galinhas poedeiras, mas em qualquer sistema, o manejo alimentar, reprodutivo e sanitário é imprescindível para o bom desempenho dos animais

A sua grande demanda faz a criação de galinhas poedeiras ser uma boa alternativa de negócio.

A criação de galinhas poedeiras tem, ao longo dos anos, se tornado empreendimento de grande rentabilidade, pois a avicultura constitui uma das principais atividades brasileiras. Aliado a isso, há o fato do ovo ser um alimento de alto valor nutritivo e proteico, de baixo custo e acessível a todas as classes sociais.

É importante que o proprietário de um aviário esteja disposto, ao criar galinhas poedeiras, a manter o bem estar das aves, garantindo-lhes boas condições  de instalações e equipamentos. Além disso, é  necessário oferecer treinamento aos funcionários, principalmente aos tratadores, para que eles tenham capacidade de cuidar do aviário.

As aves precisam ser bem preparadas, pois a seleção das que serão destinadas à produção comercial  de ovos deve apresentar características físicas desejadas para postura. Geralmente, essa ocorre aos sete meses de vida. À medida que as aves se tornam improdutivas, devem ser descartadas, para evitar prejuízos.

Dentre as várias linhagens disponíveis no mercado, destacam-se a Lohman (Brown e LSL); Isa (Brown e Babcock); Hy-line; e Hissex. Entre as galinhas poedeiras vermelhas mais utilizadas estão a New Hampishire e a Rhode Island. Independentemente da linhagem ou marca, as características de uma boa poedeira, em postura, são: cristas e barbelas bem vermelhas e elásticas; as canelas devem se apresentar sem pigmentação; distância de dois dedos ou mais entre os ossos pélvicos; a cloaca deve estar alargada (aproximadamente 4 dedos) de forma oval, na fase de postura, sem pigmentação e úmida.

Uma boa linhagem deve ter baixa taxa de mortalidade, capacidade de postura acima de 240 ovos por ano, alta percentagem de ovos grandes, boa capacidade de pigmentar as gemas, resistência a doenças, alta taxa de eclosão, maturidade sexual precoce, alta fertilidade e qualidade interna do  ovo, e baixa incidência de manchas no seu interior.

O curso "Galinhas Poedeiras - Cria e Recria", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, oferece a oportunidade para os avicultores conhecerem as técnicas de cria e recria de galinhas poedeiras.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Existem três formas de se criar galinhas poedeiras: diretamente sobre o piso nas três fases (cria, recria e postura); em gaiolas nas três fases; ou  combinando piso na fase inicial e gaiolas nas outras duas. Em qualquer sistema, o manejo alimentar, reprodutivo e sanitário é imprescindível para o bom desempenho dos animais.

http://www.youtube.com/watch?v=JzDpY2o7Mx4

Patrícia Tristão 01-06-2010 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Jodiney

13-08-2021

Olá me chamo jodiney estou começando uma criação de galinhas poedeiras, gostaria de receber algumas dicas qual melhor horário pra alimentar as galinhas e quantas vezes ao dia eu devo tratar eles

Resposta do Portal Agropecuário

18-08-2021

Olá, Jodiney! Como vai?              

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fica ligado, uma de nossas consultoras vai fazer contato com você para te passar mais informações dos cursos na área desejada.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

Lote Gomes

05-01-2021

Ola gostei do artigo e gostaria de fazer o curso como posso me escrever?

Resposta do Portal Agropecuário

05-01-2021

Olá,Lote Gomes

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que o nosso artigo contribuiu para o seu conhecimento.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

LUIZ SERGIO DE CARVALHO

08-04-2020

Tenho um Galpão pronto. Tenho interesse na compra de gaiolas e galinhas poedeiras

Resposta do Portal Agropecuário

05-10-2021

Olá, Luiz! Como vai? 

Fico feliz com sua visita!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação à distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.

No momento não trabalhamos com indicações de fornecedores.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

Cândida Paiva Matsimbe

19-02-2020

Boa tarde, estou em Moçambique e pretendo comprar galinhas poedeiras como faço?

Resposta do Portal Agropecuário

10-03-2020

Olá Cândida!

Neste caso, sugerimos que você pesquise produtores do país que trabalhem com a venda de galinhas poedeiras.

Luis dos Santos Fernandes Caminhas

13-07-2019

Gostei do artigo e estou interessado em saber mais, e até fazer o curso.

Resposta do Portal Agropecuário

15-07-2019

Olá Luis dos Santos Fernandes Caminhas,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Que bom que gostou do nosso artigo. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Penicela Miambo

25-06-2019

Estou interessado em frequentar o curso. Para melhorar minha produção

Resposta do Portal Agropecuário

25-06-2019

Olá Penicela Miambo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Manuel ukwetassu

25-04-2019

Bom dia Gostaria de obter mais informações de um curso sobre criação de galinhas de poedeiras

Resposta do Portal Agropecuário

25-04-2019

Olá Manuel ukwetassu,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para que você consiga ter sucesso com a criação de galinhas poedeiras.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Priscila

23-04-2019

Tenho interesse em trabalhar com produção e comercialização de ovos de galinha!

Resposta do Portal Agropecuário

24-04-2019

Olá Priscila,

Ficamos felizes pela sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação aos cursos que melhor atenderão às suas necessidades, para que você tenha sucesso com a produção e comercialização de ovos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio