Dicas para iniciar criação de galinhas caipiras

Atualmente, investir em criação de galinhas caipiras é uma ótima oportunidade de negócio

Dicas para iniciar criação de galinhas caipiras

Criar galinhas caipiras é uma alternativa de produção de carne e ovos diferenciados, destinados a um mercado consumidor exigente, que busca produtos naturais, com alto padrão de qualidade, disposto a pagar mais caro. Com o aumento gradual da demanda por esses produtos, investir em criação de galinhas caipiras tornou-se uma ótima oportunidade de negócio”, afirma Luiz Fernando Teixeira Albino, professor do Curso CPT a Distância e Online Criação de Frango e Galinha Caipira.

No mercado, a carne de galinha caipira custa 20% a mais que o preço da carne das aves industriais. Quando pré-pronta para a comercialização, a carne das aves caipiras ultrapassa 30% o preço da carne de galinhas convencionais. Embora o valor comercial da carne das caipiras seja bem elevado, o consumidor não se importa de pagar mais por um produto diferenciado e mais saudável.

Ambiente recomendado


As galinhas caipiras devem ser criadas, em ambiente amplo e natural, onde possam ciscar e se movimentar livremente (cage-free). Além disso, é importante construir uma estrutura de madeira, coberta com telhas, para protegê-las do frio, do calor, dos ventos fortes, da chuva e dos predadores. Mas o chão deve ser de terra para que as aves não se machuquem quando forem ciscar. Para alojar as galinhas, de acordo com o conforto e bem-estar animal, o avicultor deve distribuir quatro aves por m².

O galinheiro pode contar com uma chocadeira, onde serão encaminhados os ovos caipiras. É indispensável deixá-los distantes das poedeiras para evitar que sejam chocados (o que os tornaria impróprios para o consumo), além de impedir que sejam pisoteados. Alguns ovos são selecionados para a comercialização e outros seguem para as incubadoras.

Aquisição das matrizes


Para iniciar a criação de galinhas caipiras, a aquisição das matrizes não deve ser feita em granjas pouco conhecidas. As melhores aves são fornecidas por criadores reconhecidos no mercado. Dessa forma, o plantel será constituído de aves férteis, saudáveis e vigorosas, com ótimo desempenho reprodutivo. Além disso, antes de comprar as matrizes, é indispensável consultar um zootécnico ou outro especialista na área.

Manejo alimentar


A alimentação das aves caipiras deve ser o mais natural possível. Sendo assim, o fornecimento de ração (cuja origem é duvidosa) deve ser evitado, pois pode alterar o sabor e a qualidade da carne. Embora a ração aumente rapidamente o peso das aves, ela não é considerada um alimento natural, típico das galinhas caipiras. Se na propriedade for possível fazer a ração, melhor. No mais, o avicultor deve alimentar as aves caipiras, preferencialmente com milho e verduras frescas, duas vezes ao dia.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Avicultura.

Leia o artigo "Mercado de galinha e ovo caipira".

Fonte: novonegocio.com.br

Andréa Oliveira 26-03-2019 Avicultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual sobre as Principais Raças de Galinha com fim Comercial

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.