Doenças aviárias

Um bom criador deve sempre estar atento à saúde de suas aves e às possíveis doenças aviárias que podem surgir.

Saiba como cuidar de suas aves e evitar as possíveis doenças aviárias

Controle de doenças aviárias

Um bom criador deve sempre estar atento à saúde de suas aves e às possíveis doenças aviárias que podem surgir. Um plantel sem os cuidados necessários para o bom desenvolvimento das aves certamente não terá qualidade. Para iniciar qualquer tipo de criação, é indispensável que o produtor siga algumas instruções importantes para o sucesso da atividade.

Um dos pontos principais é a aquisição de matrizes e reprodutores, que deve ser feita a partir de propriedades confiáveis. O exame de sanidade das aves deve ser exigido, evitando assim, uma possível contaminação do restante do aviário por alguma ave contaminada. Mas, mesmo com essas medidas, todo plantel está sujeito a vários tipos de doenças e para que estas sejam evitadas ou curadas, o produtor deve ficar atento a algumas doenças e como evitá-las, não se esquecendo que uma criação tratada com higiene, água limpa e ração de boa qualidade, dificilmente terá problemas de saúde.

Cólera

Nome genérico: Pasteureloses aviaria Agente transmissor: Pasteurella multocida Sintomas: tristeza, depressão, falta de apetite, sonolência constante, febre elevada e estado geral de fraqueza extrema. Como evitar: eliminar com a queima as aves mortas ou doentes; cuidado ao introduzir aves novas ao plantel, pois as aves doentes transmitem com facilidade a doença através de água e alimentos. Como tratar: o tratamento é feito com sulfas e antibióticos.

Coriza Infecciosa

Nome genérico: Coriza bacilar, coriza cocobaciliforme e coriza infecciosa mista Agente transmissor: Hemophilus gallinarum Sintomas: o corrimento nasal muco-purulento é o primeiro e mais característico sintoma; apresentam conjuntivite, pálpebras fechadas, depressão, emagrecimento, diarreia, queda de postura, presença de crostas catarrais na boca e nas narinas e tosse. Como evitar: as aves sãs não devem ter contato direto com animais doentes, objetos, alimentos, água ou pessoas contaminadas. O isolamento dos animais doentes é a principal medida profilática. Como tratar: adicionando sulfas na água e na ração.

Difteria ou bouba aviária

Nome genérico: Difteria Agente transmissor: Borreliota avium Sintomas: tristeza, sonolência, penas eriçadas, exantema nodular da pele. Como evitar: utilizando a vacinação preventiva nas aves e isolando os animais doentes em locais protegidos de mosquitos. Como tratar: não há tratamento. Alguns veterinários utilizam antibióticos misturados à água, porém, o sucesso do medicamento vai depender da resistência da ave.

Tifo

Nome genérico: Tifo aviária Agente transmissor: Salmonella gallinarum Sintomas: falta de apetite, sonolência, bebem muita água, mantêm as penas eriçadas, andar trôpego, cristas e barbelas anêmicas, exudato nasal muco-purulento. Como evitar: manter a higiene nos aviários e fornecer alimentação adequada, pois a má alimentação pode provocar gastroenterites e facilitar a ação do germe. Como tratar: sulfas misturadas na ração e na água e em antibióticos.

Tuberculose

Nome genérico: Tuberculose Agente transmissor: Mycobacteryum avium Sintomas: perda de peso, músculos peitorais atrofiados, esterno saliente e deformado; crista, barbela e lóbulos das orelhas pálidos. Como evitar: isolamento dos animais infectados e higiene do plantel. Como tratar: isoniazida

O produtor que tiver interesse em conhecer técnicas para a criação de aves, tanto no que diz respeito à doença quanto ao manejo, sistema de produções, planejamento, alimentação e comercialização, pode encontrá-las na área de avicultura, presente no site do CPT - Centro de Produções Técnicas.

Beatriz Lazia 15-09-2011 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Marina Resende Chaia Toledo

06-07-2021

Olá! Você saberia me informar se a Tuberculose de uma ave pode passar para um humano?

Resposta do Portal Agropecuário

09-07-2021

Olá, Marina Resende 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Tuberculose aviária trata-se de uma Tuberculose que afeta aves como galinhas ou patos e pode ser transmitida após homem, especialmente para pessoas com imunidade extremamente baixa. É causada pelo Mycobacterium avium e seus sintomas variam de acordo ao local do corpo afetado.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

MARTA ALVES TEOFILO

23-01-2021

Muito boa explicação,pois aqui encontrei as respota que eu esperava.

Resposta do Portal Agropecuário

26-03-2021

Olá, Marta

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site e ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Atenciosamente,
Erika

Eleandro Miranda

18-01-2019

Bom dia estou com problema de perdas de galinhas e patos e não sei mais o que fazer, as aves dão uns pulos acabam agonizando por vários dias com uma febre e você mal cheiro até vir a óbito. Também ficam escorrendo uma baba pelas vias respiratórias. Já faz uns 5 anos que todo o verão acontece isso.

Resposta do Portal Agropecuário

18-01-2019

Olá Eleandro,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Sugerimos que consulte um especialista da área para analisar o que está acontecendo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto