Esterco de galinha e palha de cana ajudam a recuperar águas residuárias

Esterco de galinha e palha de cana ajudam a recuperar águas residuárias. O aproveitamento de ambos se torna uma solução ambientalmente sustentável.

Biocarvão de esterco de galinha e palha de cana ajudam na recuperação de águas residuais de aviários

Esterco de galinha e palha de cana ajudam a recuperar águas residuárias

“A criação de frangos e galinhas para produção de carne e ovos é uma excelente alternativa para gerar renda à família rural. O que muitos não imaginam é que o biocarvão (biochar), formado do esterco produzido nas granjas, pode ajudar a recuperar águas residuárias”, afirma Luiz Fernando Teixeira Albino, professor do Curso a Distância CPT Criação de Frango e Galinha Caipira em Livro+DVD e Online.

O biochar é um produto de queima formado com resíduos orgânicos. Recentemente, uma pesquisa embasada no Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas (Esalq) submeteu a testes esterco de galinha e palha de cana para virarem biocarvão. O aproveitamento de ambos se torna uma solução ambientalmente sustentável, para mitigar a emissão de gases de efeito estufa, assim como recuperar águas residuais de aviários.

Entretanto, para que os dejetos de galinha e os resíduos de cana-de-açúcar fossem capazes de reter o fósforo para queima, foi preciso submetê-los à transformação química. No processo conhecido como dopagem, os materiais orgânicos receberam elementos químicos, como magnésio ou alumínio. O objetivo foi viabilizar sua aplicação em águas residuárias para “adsorção” de fósforo, ou seja, retenção do fósforo em superfície sólida, gerando o biocarvão.

Segundo Sarah Vieira Novais, responsável pelo projeto, os biochars de esterco de galinha e palha de cana alcançaram resultados surpreendentes quanto à recuperação de águas residuárias. Assim, elas podem ser utilizadas seguramente na agricultura, o que garante maior economia ao produtor. Além disso, por sua composição, os biocarvões são excelentes fertilizantes de liberação lenta de fósforo.

Fonte: canalrural.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Avicultura.

Andréa Oliveira 09-04-2018 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.