Alimentação e manejo de galinhas poedeiras

Cerca de 70% do custo de produção de galinhas poedeiras está ligado à alimentação

Para garantir resultados satisfatórios com a criação de galinhas poedeiras, o produtor precisa ter acesso a rações que sejam de excelente qualidade

galinhas poedeiras

Cerca de 70% do custo de produção de galinhas poedeiras está ligado à alimentação. Por isso, ela se torna uma das tarefas mais importantes em um sistema de criação, já que interfere diretamente no desenvolvimento das aves e consequentemente na rentabilidade do negócio.

Para garantir resultados satisfatórios, o produtor precisa ter acesso a rações que sejam de excelente qualidade. De acordo com o período de idade em que a ave se encontra, a alimentação é dividida em três etapas: programa de alimentação para a fase inicial; programa de alimentação para a fase de recria; programa de alimentação para a fase de produção.

É importante que o criador conte sempre com a orientação de um nutricionista, ele indicará a quantidade certa de ração e as proporções para cada idade das aves. Tendo em vista que as quantidades de ração no período de zero a seis semanas e na época de recria são diferentes.

As galinhas poedeiras durante o crescimento precisam se alimentar à vontade, pois dependem disso para o desenvolvimento corporal e o amadurecimento para uma vida em postura. Na fase de produção é preciso que a ração diária seja controlada, pois, se a ave comer o quanto quiser, na fase de produção ela engordará e isso causará uma diminuição da vida produtiva.

As aves mais leves consomem cerca de 90g a 110g de ração por dia. Nesse caso, o criador pode escolher se irá adquirir alimentos comerciais, que são, em geral, mais caros, ou se irá produzi-los em sua própria granja.

Quanto à vacinação, leva-se em consideração o lugar onde a granja está localizada, pois o procedimento depende do risco sanitário da região. Apenas uma vacina é obrigatória às galinhas poedeiras, trata-se da Marek, que deve ser aplicada ainda no incubatório, no primeiro dia de vida.

Quanto ao manejo, uma recomendação geral é providenciar o isolamento da granja e seguir todas as regras de higienização, que podem ser facilmente acessadas no artigo Aprenda sobre o manejo  de frango e galinha caipira. Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Galinhas Poedeiras - Cria e Recria. Confira!

Beatriz Lazia 06-12-2011 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Eribaldo Novaes Lima

02-11-2018

Crio algumas galinhas na roça, em regime semi-intensivo, umas raças ficam soltas em um dia e outras no seguinte, alterno a alimentação com ração e no outro dia dou banana, é suficiente, estou certo?

Resposta do Portal Agropecuário

05-11-2018

Olá Eribaldo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Pelo que descreveu, seu processo de criação não está errado, mas para uma analise mais correto, recomendamos que procure um médico veterinário em sua região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos