Dicas para manejo de frango de corte

O método mais adequado é o que corresponde às necessidades dos frangos, sejam estas fisiológicas ou de bem-estar

O manejo de frangos de corte pode ser conceituado como o conjunto de ações praticadas com o objetivo de proporcionar conforto às aves, de maneira que elas possam ter o melhor desempenho possível. Sendo que, para isso, o método mais adequado será aquele que corresponder às necessidades dos frangos, sejam estas fisiológicas ou de bem-estar.

Quanto ao manejo de recepção dos pintos, as caixas onde eles estiverem devem ser esvaziadas, imediatamente, soltando-os nos círculos de proteção ou em outro espaço que tenha sido preparado para iniciar a criação.

É importante, no momento da chegada dos pintos, verificar as condições em que eles se encontram, como peso e quantidade, se aparentam boa saúde, se estão limpos e com o umbigo bem curado. Quanto à mortalidade, se estas forem anormais nos primeiros anos de vida, é de responsabilidade do  fornecedor ajudar a resolver essa situação, o pecuarista deve bucá-lo para tentar chegar a algum acordo.

Mas o criador de frangos deve saber que este raciocínio só tem valor se as condições de criação inicial oferecidas forem excelentes, ou seja, em relação à ventilação, à temperatura, à ração, à água e à umidade relativa do ar.

No Brasil, os frangos devem ser criados ao ar livre sob condições de ventilação natural, mas é recomendado o uso de ventiladores para amenizar as altas temperaturas. O estado da cama é o fator responsável por limitar o número de aves por metro quadrado, pois, sempre que aumenta a densidade de aves, a condição da cama piora.

Ao soltar os pintos, os bebedouros e os comedouros devem estar devidamente abastecidos. O tempo decorrido desde a eclosão faz com que as aves percam certa proporção de água corporal. Quanto à alimentação, esses animais possuem uma reserva de origem embrionária que dura cerca de três dias de vida.

Os bebedouros estão disponíveis no mercado e em vários modelos, sendo que cada um comporta um certo número de aves. Já os comedouros são encontrados em modelos únicos, automáticos ou não.

Para outras informações a respeito de frangos de corte, consulte o artigo Como criar frangos de corte. Para aqueles pecuaristas que querem aprofundar seus conhecimentos, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Produção de Frangos de Corte. Nesse curso, além de conhecer a respeito do manejo, o criador também receberá orientações do coordenador Tadeu Cotta  acerca dos sistemas de produção, do planejamento, das instalações, da alimentação e da comercialização. Assista ao vídeo abaixo e tenha uma prévia do que o curso irá abordar!

Beatriz Lazia 07-12-2011 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.