Marrecos: criação fácil e produtiva

criação de marrecos

O marreco é uma ave rústica, de fácil criação e crescimento, que produz carne de ótima qualidade. É uma ave resistente às doenças, que requer instalações simples e de pouco custo para quem deseja iniciar a criação.

Criar marrecos é mais fácil que criar galinhas. Eles são muito precoces e pesam bem mais do que os frangos. A rapidez com que já estão prontos, além da produção, superam e muito este fato. Os da raça Pequim, por exemplo, têm um desenvolvimento extraordinário.

Os Marrecos podem produzir carne, ovos ou penas. Também são criados como onamentação ou esporte. Por isso, as raças de marrecos podem ser divididas em três grupos:

  • Para carne: temos a Pequim, a Aylesbury e a Rouen;
  • Para ovos: temos a Corredor Indiano, a Campbell e a Orpington;
  • Ornamentais: temos a Raça Anã (com ou sem topete), a Pinguim e a Marreco Chato.

A criação de marrecos pode ser realizada em três fases: fase inicial - do 1º dia até aproximadamente o 21º dia; fase de crescimento - do 21º até o 40º dia; e a fase final ou a fase da engorda - do 40º dia até o momento do abate. O abate normalmente é feito aos 49-50 dias quando a ave apresenta em torno de 2,8 Kg.

Embora existam várias e boas raças, indiscutivelmente, a melhor de todas é a Pequim, pois as avesinhas com 10 a 12 semanas já pesam de 2 a 3kg e estão prontos para o mercado. São os chamados "marrecos de leite" ou "marrequinhos". Além disso, a fêmea do Pequim é uma boa poedeira. Tais característivas proporcionam maiores lucros e, por isso, é a raça mais criada.

O criador deve verificar, em primeiro lugar, as possibilidades de mercado, principalmente quando se pretende produzir ovos. As criações devem ser localizadas em locais de fácil acesso, pois a rapidez com que chegam ao mercado é muito importante, porque os marrecos "sentem" muito as viagens.

Embora a criação de marrecos seja fácil e necessite de instalações simples, a produção em grande escala exige capitais elevados, bem como grande experiência e conhecimentos de manejo.

Por Lidiany Duarte

Lidiany Duarte 26-02-2015 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.