Materiais e mão de obra necessários para criação de frangos de corte

Para dar início a uma criação de frangos, são necessários a construção de círculos de proteção, bebedouros, comedouros e aquecedores

Para uma boa criação de frangos, é importante que o criador tenha acesso a bons materiais e a uma boa equipe de trabalho

  frangos

Para dar início a uma criação de frangos, são necessários a construção de círculos de proteção, bebedouros, comedouros e aquecedores. Os círculos de proteção são feitos com eucatex; eles têm diâmetro em torno de 3,5 m e cerca de 60 cm de altura. O objetivo é manter as aves juntas, agrupadas em um ambiente adequado. Cada círculo comporta cerca de 500 pintinhos. Em seu interior, são colocados cinco bebedouros e cinco comedouros.

No centro desse círculo, coloca-se uma fonte de aquecimento, denominada campânula, que pode ser elétrica ou a gás de cozinha. Ela aquece cerca de 500 pintos, variando conforme a temperatura local e a estação de ano. Devemos ressaltar que a temperatura ambiente é sempre muito fria para pintinhos recém-nascidos, qualquer que seja a latitude do território nacional.

Ao passar o período inicial de criação, que dura no máximo 21 dias, os equipamentos a serem utilizados são apenas os bebedouros e os comedouros. Para aves que estejam em crescimento e terminação, a instalação de ventiladores de 0,5 CV melhora muito o ambiente, quando ocorrem ondas de calor. Dessa forma, é indispensável uma rede elétrica, que permitirá também estabelecer um programa de iluminação noturna, bem como a instalação de comedouros automáticos.

Quanto à mão de obra destinada ao trabalho de criação de frangos, esta pode ser tanto masculina quanto feminina. Os homens devem executar os trabalhos, fisicamente mais exigentes, deixando para as mulheres aqueles que requerem maior fineza, como é o caso do manejo dos pintinhos.

No que diz respeito à idade dessas pessoas, é preciso considerar até que ponto a experiência dos mais velhos se sobrepõe às suas limitações físicas. Ainda nesse quesito, deve-se evitar a contratação de pessoas analfabetas, pois elas tornariam impossível qualquer tipo de comunicação por escrito. Sendo assim, é desejável que o pessoal de campo tenha, pelo menos, o primeiro grau completo.

É importante também que o pessoal tenha estabilidade no emprego, tendo em vista as dificuldades em se formar mão de obra qualificada. A estabilidade torna o pessoal mais comprometido com os resultados da granja, o que é positivo para o sucesso do empreendimento. Todo conforto material deve ser proporcionado aos trabalhadores.

As boas relações também devem ser estimuladas, o que beneficiará a qualidade do produto final. Entre os bons atributos necessários para quem trabalha com as aves, destaca-se o senso de responsabilidade, a capacidade de observação e iniciativa. Pessoas desmotivadas devem ser evitadas. Criadores devem investir em pessoas a fim de torná-las aptas a cumprirem suas tarefas de forma eficiente.

Para maiores informações, consulte o curso Produção de Frangos de Corte, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do Professor Tadeu Cotta, que orienta a respeito dos sistemas de produção, fatores de produção, instalações, construções, cama do aviário, manejo, alimentação, entre outros. Leia também nosso outro artigo Manejo de frangos integrado ao bem-estar das aves.

Beatriz Lazia 10-12-2012 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.