O manejo correto das galinhas poedeiras

As galinhas que se destinam para a produção de ovos são conhecidas, no Brasil, como galinhas poedeiras e requerem o manejo adequado para que a sua produção seja efetiva, gerando lucros ao avicultor.

As galinhas que se destinam para a produção de ovos são conhecidas, no Brasil, como galinhas poedeiras e requerem o manejo adequado para que a sua produção seja efetiva, gerando lucros ao avicultor

O manejo correto das galinhas poedeiras

Desde os primórdios, as galinhas são uma importante fonte de alimentos, como carne e ovos. O início da criação de galinhas domesticadas ocorreu na Ásia, mais especificamente na Índia. Século a pós século, as galinhas foram se disseminando por todo o mundo, desde a China até a Europa.

Após vários cruzamentos, novas raças surgiram, e com as mais diversas finalidades. Hoje, podemos encontrar galinhas ornamentais, usada somente para a ornamentação, ou ainda as galinhas caipiras, criadas para produção de carne e ovos.

As galinhas que se destinam para a produção de ovos são conhecidas, no Brasil, como galinhas poedeiras e requerem o manejo adequado para que a sua produção seja efetiva, gerando lucros ao avicultor.

O ciclo de vida das poedeiras:

O ciclo de vida das galinhas poedeiras possui duas fases, a de crescimento e a de postura. Alguns dias antes da fase de postura, as galinhas poedeiras já estão com os seus órgãos reprodutores desenvolvidos, mas ainda não produzem ovos.

A fase de postura:

Somente após a 18ª semana, é que as poedeiras começam a botar ovos efetivamente. Principalmente, se o manejo das galinhas for um manejo correto.

Entretanto, o auge da produção das galinhas poedeiras ocorre por volta de nove semanas, após o desenvolvimento das cristas e barbelas.

O monitoramento das poedeiras:

Para que o avicultor atinja uma alta produtividade e uniformidade de postura, é necessário que as aves sejam monitoradas durante o seu desenvolvimento.

Isso pode ser feito por amostragem, ou seja, um número determinado de aves é pesado. As galinhas são separadas, de acordo com um padrão, e passam a receber um manejo diferenciado até estarem aptas à postura.

O controle de doenças:

Outro aspecto fundamental refere-se ao controle de doenças, caso contrário o avicultor terá prejuízos e aumento de gastos com o plantel. Por isso, a qualquer indício de doenças, um médico veterinário deve ser chamado.

Como vimos, o manejo correto das galinhas poedeiras é fator primordial para o sucesso do avicultor. O manejo bem feito das poedeiras, o controle de doenças e o monitoramento das aves durante o crescimento só tornam o negócio viável e lucrativo para o avicultor.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Avicultura, entre eles o Curso Galinhas Poedeiras Cria e Recria, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Andréa Rocha 16-12-2013 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.