Por que as galinhas perdem as penas?

Por que as galinhas perdem as penas? Época de muda de penas, problemas nutricionais, estresse e canibalismo podem causar perda de penas nas galinhas.

Época de muda de penas, problemas nutricionais, estresse e canibalismo podem causar perda de penas nas galinhas

Por que as galinhas perdem as penas

As galinhas perdem as penas por uma série de fatores - internos e externos, como época de muda de penas, problemas nutricionais, estresse e canibalismo. Portanto, se houver dúvidas por parte do produtor rural, o mais indicado é consultar um especialista - zootecnista ou médico veterinário. É imprescindível que as aves tenham um manejo adequado - tanto alimentar como manejo geral no criatório.

O bem-estar e o conforto das galinhas no aviário impedem o estresse das aves e, consequentemente, evitam a perda de penas. "É importante ressaltar que, quando bem manejadas, as aves permanecem saudáveis e produtivas, o que gera lucro ao avicultor", afirma Luiz Fernando Teixeira Albino, professor do Curso a Distância CPT Criação de Frango e Galinha Caipira, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Mas por que as galinhas perdem as penas?

A muda de penas pode ocorrer por falta de exposição das aves à luz solar

Quando as galinhas perdem as penas em torno do pescoço, peito e dorso provavelmente seja devido à época de muda. Esta pode durar meses ou semanas e ocorre principalmente nas estações Outono-Inverno. Em geral, a muda ocorre por falta de exposição das aves à luz solar. Portanto, para evitar esse processo, é fundamental equipar o galinheiro com luz artificial assim que essas estações chegarem.

O estresse pode causar a perda de penas nas galinhas

Outra causa comum da perda de penas é o estresse das aves. "Mudanças bruscas na temperatura, excesso de aves no galinheiro e/ou escassez de alimento na granja podem afetar o bem-estar e o conforto das aves e mudar o seu comportamento", afirma José Renato Brandão Bravo, professor do Curso a Distância CPT Como Tornar seu Sítio Lucrativo, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online. O canibalismo é um deles - causado pela superlotação das granjas ou aviários com temperaturas elevadas.

A dieta das galinhas considera a fase em que as aves se encontram

Mais um fator que pode fazer com que as galinhas percam as penas é o manejo nutricional incorreto. Nas granjas, as dietas das galinhas são diferentes e levam em consideração a fase em que as aves se encontram. Há rações para cada fase e objetivo da criação: ração inicial - pintos de 1 dia de vida, ração de crescimento - pintos a partir de um mês, ração de postura - galinhas poedeiras (fase de reprodução) e ração de engorda - aves para abate (fase de terminação). Restos de comida não são indicados, mas hortaliças e frutas frescas podem ser fornecidas tranquilamente.

Fontes: Globo Rural e EHow.

 

Andréa Oliveira 03-04-2017 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Patrícia saltos

01-03-2019

Pf gostaria de saber um remedio caseiro ou convencinal minha ave estressada e suas. Penas da Calda caíram: EXISTE UM REMEDIO PARA VOLTAR E DESISTRESSAR A MIMHA. AVE???!!! Bgda

Resposta do Portal Agropecuário

01-03-2019

Olá, Patrícia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para maiores informações, sugerimos que procure um especialista na área.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

fabiane fernandes

05-12-2018

Minhas galinhas caipiras estão perdendo aa penas no pescoço, dorso e costas. Elas são criadas a pasto e milho. Gostaria de saber o porquê?

Resposta do Portal Agropecuário

05-12-2018

Olá Fabiane,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

As galinhas perdem as penas por uma série de fatores - internos e externos, como época de muda de penas, problemas nutricionais, estresse e canibalismo.

Sugerimos que consulte um especialista na área para avaliar o que está acontecendo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto