Como produzir e comercializar ovos de galinha

A fase de produção dos ovos de galinha, ou postura, inicia-se quando as aves atingem 18 semanas de idade, quando já chegaram ao completo desenvolvimento corporal e estão iniciando sua vida produtiva

Os ovos de galinha, para serem considerados de boa qualidade, devem ser grandes, ter casca resistente e uniforme, além de ter alta qualidade interna

ovos de galinha

A fase de produção dos ovos de galinha, ou postura, inicia-se quando as aves atingem 18 semanas de idade, quando já chegaram ao completo desenvolvimento corporal e estão iniciando sua vida produtiva. Portanto, manter um ambiente tranquilo e evitar, ao máximo, barulho e movimentação excessiva de pessoas e veículos por perto do galpão, é muito importante.

Um manejo indispensável nessa fase é pesar as galinhas semanalmente, até a 30a semana de idade, para avaliar e controlar o desenvolvimento corporal das mesma, pesando aves de várias gaiolas de cada fileira, aproximadamente 5% do lote. O controle de peso é fundamental para manter a uniformidade do lote e com isso alcançar um pico maior de produção.

Realizar o controle de moscas durante todo o período de produção, conforme programa específico, também é fundamental. Isso é feito controlando-se a umidade do esterco, e evitando-se que ovos que caiam fiquem depositados no mesmo. Em determinadas épocas do ano, o técnico responsável pode indicar algum larvicida para ser aplicado.

A utilização eficiente dos alimentos pela ave é muito importante, porque a alimentação representa até 70% do custo de produção. A substituição da ração de crescimento ou de recria, para a de produção, deve ser feita em torno de 24 semanas de vida. Uma franga se utiliza de pequena parte dos alimentos consumidos para o crescimento, e o restante é para manutenção e produção de ovos. Em média, uma poedeira, após atender suas necessidades de mantença, consome 41 g de ração por cada ovo que ela produz. Para obter e manter uma elevada produção, é necessário que o consumo de alimento esteja, continuamente, em um nível alto.

Um dos fatores mais importantes, do ponto de vista comercial, é o peso do ovo de consumo. Então, um dos objetivos do avicultor é não apenas obter uma boa taxa de postura de suas aves, mas também ovos de bom tamanho. Esses devem ser classificados conforme o seu peso e o seu tamanho. A classificação pode ser feita manualmente, ou em máquinas classificadoras automáticas.

No curso Galinhas Poedeiras Produção e Comercialização de Ovos elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas são apresentadas as técnicas de produção e comercialização dos ovos. Leia também nosso outro artigo Aprenda como fazer o manejo adequado de ovos.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Os ovos, para serem considerados de boa qualidade, devem ser grandes; ter casca resistente e uniforme; ter alta qualidade interna; e ter capacidade de pigmentação da gema. Assista ao vídeo abaixo!

http://www.youtube.com/watch?v=C9I54MOek5I

Marconi Viana 01-06-2010 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.