Saiba como manejar sua criação de codornas

Produzir ração na propriedade diminui os custos dessa criação

 

Ao iniciar uma criação de codornas, o produtor deve tomar alguns cuidados que dizem respeito ao manejo, e este engloba produção, reprodução e alimentação das aves. As instalações para a fase de produção devem seguir alguns princípios construtivos e, por isso, nesta fase é de extrema importância o uso de gaiolas.

O criador de codornas deve se ater também à capacidade máxima que cada alojamento suporta, levando em conta ainda que a diferença de idade entre as aves deve ser mínima. Para auxiliar o produtor, existem no mercado inúmeras empresas especializadas na construção de gaiolas, o que proporciona ao criador poder escolher aquela que melhor se adequa às suas necessidades e condições financeiras.

Na fase de produção, as instalações devem ser varridas diariamente, as calhas de água limpas semanalmente e  as bandejas coletoras de fezes devem ser limpas, no máximo, a cada dois dias.

A codorna é tida como uma das aves domésticas mais rústicas e, por isso, não se conhece casos em que elas sejam suscetíveis a muitas doenças que são comuns da avicultura industrial. Caso você tenha interesse em conhecer as principais doenças aviárias, consulte nosso artigo a respeito.

No manejo de reprodução e das matrizes, é importante que o produtor tenha consciência de que é necessário adquirir ovos férteis ou mesmo pintinhos que sejam originários de aves de alta qualidade, evitando assim adquirir lotes parentes.

Outra dica quanto ao manejo de reprodução é a de que o sistema de reprodução em famílias com 8 aves, sendo 6 fêmeas e 2 machos, numa relação de 3:1, é a que se mostra mais eficaz para simplificar o manejo, melhorar a viabilidade econômica e consequentemente obter melhores resultados de fertilidade.  Para saber mais sobre a reprodução de codornas, consulte nosso artigo a respeito.

Quanto ao manejo de alimentação, a ração representa cerca de 65% a 70% dos custos de produção. Caso seja possível produzi-la na propriedade, é possível uma economia de 20% nos custos gerais. Contudo, para isso, o produtor deve se ater a alguns aspectos, como conhecer as exigências nutricionais de cada fase de criação, bem como ter pleno conhecimento das tabelas de composição nutricional dos alimentos, entre outros.

Para melhor auxiliar o produtor que deseja criar codornas, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Codornas - Recria e Reprodução. Neste curso, o criador receberá informações dos professores Joji Ariki e Vera Maria Barbosa Moraes, que irão abordar, além dos itens já citados acima, temas como a comercialização e a economia do negócio de codornas.

Beatriz Lazia 20-12-2011 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.