Tipos de criação de frangos

Saiba as subdivisões que existem para produção de frangos

 

Tipos de criação de frangos   Artigo CPT

Você sabia que existem 4 divisões que existem na produção de frangos? A definição é feita por conta do objetivo que o produto final recebe e também pela forma que a produção é conduzida. O professor Arenales do Curso CPT de Criação de Frangos de Corte e Aves de Postura, ensina que: ''A avicultura é o termo que é oficialmente utilizado para definir a criação de aves, ou seja, o homem, alimentando e direcionando o cruzamento destas aves, melhorando a bagagem genética objetivando produção; seja visando carne e, ou, ovos''.


1) Frango convencional: as aves são selecionadas geneticamente e cumprem função específica de produção de carne, ovos, pintos de um dia, produção de pais e avós que vão gerar novas gerações extremamente específicas dentro desse processo. A seleção é direcionada ao ganho de peso rápido, ciclo de vida curto e carne tenra e branca.

A especificidade da criação promove a necessidade de uso contínuo de produtos químicos na ração, como antibióticos, coccidiostáticos, vermífugos, antioxidantes, promotores de engorda/crescimento, vitaminas artificiais, entre outros. Sem o uso destes produtos químicos, a criação é inviável, pelo número exagerado de animais doentes. Manejo confinado por todo o ciclo de vida.


2) Frango caipira:
são animais adquiridos para cruzar e realizar engorda/postura, sendo estes considerados um produto final, ou seja, sua reprodução causa uma degeneração da raça. Porém, na ração, por ser uma criação mesmo intensiva, aditivos químicos estão em menor quantidade. Muitas vezes são fornecidos alimentos preparados na própria criação, desta forma não existe a necessidade de ser adicionada uma quantidade tão intensa de antibióticos, antioxidantes, entre outros.

Podem ser representados por criação domésticas. Manejo confinado no início do ciclo de vida, durante a engorda /postura às vezes estão livres. Muitas vezes, em escala industrial, se trabalham com animais confinados, rações com produtos químicos, porém as raças são de carne mais firme e ovos avermelhados.

Não existe uma supervisão que controle os produtos químicos e nem tampouco sobre estes animais estarem livres ou não, apenas o cuidado é genético, pois o consumidor exige ovos de casca firme e vermelha com gema escura, carcaça de musculatura firme.


3) Frango caipiras orgânicos:
as aves são adquiridas como pinto de um dia e destinadas ao abate como produto final ou
produção de ovos. São aves selecionadas geneticamente como tipo caipira ovos/carne.

A grande diferença refere-se basicamente ao manejo. São criados livres em todo o ciclo de vida e a alimentação deve ter uma procedência orgânica. Este trabalho recebe um selo de qualidade, certificado por uma credenciadora idônea, que realiza uma auditoria na propriedade, com a finalidade de constatar se suas normas estão sendo cumpridas.

Não é permitido nenhum tipo de aditivos químicos na ração. Veja as normas gerais nesta apostila e as normas específicas com seu credenciador. Os frangos da Fazenda Malunga e integração são criados segundo as normas da Sociedade Integradora do Frango Caipira, em total liberdade, num ambiente especialmente cuidado.


4) Frango caipira biodinâmico:
segue as normas descritas acima, sendo que na produção de alimentos são utilizados os preparados biodinâmicos, ou seja, misturas a partir de elementos minerais, vegetais e animais, que são utilizadas em doses mínimas na compostagem com a função de adubar o solo.

Como as doses são diminutas, sua ação é eminentemente energética no solo. Dessa forma, os alimentos estarão impregnados destas energias e os animais que recebem estes alimentos também.

Na plantação dos alimentos para as aves, segue um calendário, que é determinado pela posição dos planetas. O selo credenciado é denominado “Demeter”.


Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 23-06-2022 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.