Você sabe como criar avestruz?

Criar avestruz pode se tornar um negócio rentável e promissor, com a comercialização da carne, dos ovos, das penas e do couro

Você sabe como criar avestruz?

O avestruz é uma ave africana versátil, de grande porte, que alcança até 2,5 metros de altura e 150 quilos de peso. “Criar avestruz pode se tornar um negócio rentável e promissor, com a comercialização da carne, dos ovos, das penas e do couro da ave, com alto valor comercial”, enfatiza Miriam Luz Giannoni, pesquisadora de avestruzes e professora do Curso CPT a Distância e Online Avestruz - Reprodução, Cria e Recria.

A carne de avestruz apresenta sabor e textura semelhantes aos da carne bovina, mas com baixo teor de gordura. Além da carne, os ovos de avestruz são comercializados por serem bastante nutritivos e saborosos. Quanto às penas de avestruz, elas seguem para a indústria de espanadores. Já o couro de avestruz substitui o couro de répteis, com alto valor comercial. 

Instalações necessárias


As instalações devem seguir os princípios da criação humanitária, que garante conforto e bem-estar aos avestruzes. Nesse contexto, o local deve contar com abrigo para proteger as aves dos ventos e das chuvas fortes, bem como do calor e do frio. Alguns produtores aproveitam galpões inativos, que devem apresentar, no mínimo, 20 m² de área. O piso deve ser coberto com cimento para facilitar a limpeza e desinfecção local.

Fora do galpão, deve haver uma área com chão de terra ou gramínea resistente ao pisoteio. Esse piquete deve apresentar forma retangular, com bordas de 45 graus. Além disso, ele deve contar com cerca de arame liso ou alambrado, com 1,5 m de altura (no mínimo), para evitar que as aves fujam. Para garantir às aves água fresca à vontade, devem haver bebedouros em alvenaria. Pneus ou galões de plástico podem servir como comedouros.

Manejo alimentar


Até três meses de vida, o avestruz deve receber ração farelada duas vezes ao dia. Depois, ela deve ser substituída por ração peletizada com 22% de proteína. Esta deve ser constituída de milho, farelos de soja e trigo, além de vitaminas e minerais (cálcio e fósforo). A pastagem deve ser incorporada à dieta, gradualmente, a partir de um mês de vida. No quarto mês, a ave deve receber uma parte de ração para duas partes de pasto. Água limpa e fresca não pode faltar.

Sobre a reprodução


A postura da fêmea do avestruz começa aos dois anos de vida e se estende até os 30 anos. Geralmente, são produzidos 60 ovos, anualmente, embora algumas aves consigam botar 100 ovos. De 48 a 48 horas, podem ser produzidos até dez unidades de ovos de avestruz, com intervalos para que a fêmea se recupere.

Na coleta dos ovos, eles são limpos e armazenados em temperatura de 18°C. Ovos com embriões demoram até três dias para eclodirem e mais 48 horas para os filhotes de avestruz saírem das cascas. Após o nascimento, os pequeninos avestruzes devem passar quatro horas (ou mais) na chocadeira.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Avicultura.

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 17-09-2019 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.