Para se realizar o controle dessas pragas, é necessário conhecer os princípios de controle, considerando o nível de dano econômico e suas formas de controle. Essas pragas podem atuar de diversas formas; primeiro, diminuindo o número de plantas reduzindo a população. Outras, como algumas pragas subterrâneas e promovem a perda e o apodrecimento das raízes, assim afirma o professor Glauco Vieira do Curso CPT de Produção de Milho em Pequenas Propriedades.
05-05-2022 Eduardo Silva Ribeiro AgriculturaO café é um produto muito delicado, mas que quando manuseado da maneira correta pode te gerar bons lucros, além de uma bebida muito saborosa! O professor Juarez de Souza e Silva do Curso CPT de Colheita, Preparo e Armazenamento de Café, diz que: ''As maiores influências na qualidade da bebida do café estão relacionadas ao preparo e conservação do produto. E tudo isso começa na colheita dos frutos e finda na sua armazenagem''.
14-04-2022 Eduardo Silva Ribeiro AgriculturaO aipo (Apium graveolens var. Dulce) ou salsão apresenta cultivares americanas ou verdes, cultivares de folhas, cultivares de branqueamento natural ou auto branqueadas e cultivares tradicionais. Estas últimas possuem hastes das folhas nas cores verde esbranquiçada, avermelhada ou rosada. Geralmente, elas passam por branqueamento para aprimorar o aroma e tornar o sabor adocicado.
30-09-2021 Andréa Oliveira Agriculturaa batata-baroa (Arracacia xanthorrhiza), também conhecida como baroa, batata-salsa, mandioquinha-salsa ou mandioquinha, é originária dos Andes. Suas raízes tuberosas podem apresentar cor interna branca, amarela ou roxa podendo ser consumidas assadas ou cozidas. Enquanto suas folhas jovens podem ser consumidas cruas ou cozidas, suas folhas mais velhas e hastes podem ser consumidas cozidas.
06-08-2021 Andréa Oliveira AgriculturaAs plantas daninhas comprometem o desenvolvimento das várias culturas produzidas no Brasil. Além de serem resistentes a doenças e pragas, essas plantas invasoras se desenvolvem perfeitamente em condições de clima e solo desfavoráveis. Com isso, elas crescem mais rapidamente que os cultivos implantados na área, que perdem na competição por água e nutrientes.
05-01-2021 Andréa Oliveira AgriculturaAs diferenças entre as saúvas (Atta) e as quenquéns (Acromymex) é que as primeiras são maiores e constroem ninhos maiores. Nesse sentido, as saúvas são mais destrutivas que as quenquéns. Se não for realizado o controle adequado e no momento certo, elas podem dizimar toa a vegetação, o que gera prejuízos ao produtor de eucaliptos, de frutíferas (e outras culturas) e pecuarista.
16-12-2020 Andréa Oliveira AgriculturaNo Brasil, as ocorrências de geada são mais comuns na região Sul e em algumas cidades de São Paulo e Minas Gerais. Os prejuízos às lavouras podem ser catastróficos se medidas preventivas não forem tomadas por parte do agricultor. As geadas podem ser menos ou mais intensas, de acordo com o topoclima da região e outros fatores.
05-11-2020 Andréa Oliveira AgriculturaPara o plantio de macadâmia, há duas opções: a Macadamia integrifolia e a Macadamia tetraphylla. A primeira apresenta frutos lisos e flores na cor branca; já a segunda, frutos rugosos e flores nas cores vermelha e rosa. A melhor época para plantar as mudas de macadâmia (enxertadas) tem início com as primeiras chuvas.
05-03-2020 Andréa Oliveira AgriculturaOs nematoides são vermes cilíndricos microscópicos, com corpo alongado e extremidades afiladas. Os primeiros sinais de infestação são detectados por problemas de crescimento das plantas e pelo surgimento de folhas amareladas, pois as raízes com nematoides não conseguem absorver água e nutrientes do solo.
03-02-2020 Andréa Oliveira AgriculturaAtualmente, as lagartas estão entre as pragas mais agressivas, que causam sérios prejuízos econômicos para a agricultura. Vermes com corpo em forma cilíndrica, as lagartas se alimentam de folhas frescas dos vários tipos de cultura. Dentre as principais espécies, estão a lagarta-do-cartucho, a lagarta falsa-medideira e a lagarta helicoperva.
12-03-2019 Andréa Oliveira Agricultura