Dicas de alimentação de bezerras leiteiras

O fornecimento do colostro é essencial tanto no aleitamento natural como no aleitamento artificial das bezerras leiteiras

Dicas de alimentação de bezerras leiteiras

Quando nasce, a bezerra é um animal monogástrico, que não digere alimentos sólidos. Com 60 a 90 dias de vida, ela passa a consumir alimentos volumosos e concentrados, pois o seu rúmen apresenta atividade microbiana satisfatória para digestão desses alimentos e facilidade para absorção dos nutrientes neles presentes. Do colostro ao desaleitamento, separamos algumas dicas importantes de alimentação de bezerras leiteiras. Confira:

Colostro


O fornecimento do colostro é essencial tanto no aleitamento natural como no aleitamento artificial da bezerra. Ele fortalece a imunidade do neonato e lhe garante a sobrevivência na primeira semana de vida. Após o nascimento, naturalmente, a bezerra procura a mãe para mamar o colostro. Em alguns casos, isso não acontece, o que torna importante a interferência humana para que seja feito o aleitamento artificial com 5 a 6 kg de colostro integral.

Leite


Quanto ao fornecimento de leite à bezerra, são necessários 6 litros por dia, parcelados em 3 litros pela manhã e 3 litros à tarde. Quando a bezerra chega aos 40 dias de vida, esses 6 litros podem ser fornecidos uma única vez ao dia, na parte da manhã. Normalmente, esse aleitamento é realizado com mamadeiras e baldes adequadamente limpos.

Sucedâneos


Os substitutos do leite reduzem os custos com a alimentação da bezerra sem comprometer o seu desenvolvimento. Falamos dos sucedâneos, que são produtos nos quais os constituintes lácteos são substituídos por constituintes de origem animal ou vegetal. Esses sucedâneos lácteos devem conter 20% de proteína bruta pelo menos.

Água


Água fresca e limpa deve ser disponibilizada à vontade e o dia todo para as bezerras. Quando devidamente hidratada, a bezerra consome mais concentrado, o que é muito vantajoso para o desenvolvimento do animal. O fornecimento da água deve ser feito em bebedouros limpos e de fácil acesso. Essa água deve ser trocada e reposta todos os dias.

Volumoso


Da segunda semana de vida em diante, começa o fornecimento de volumoso à vontade. Isso pode ser feito em piquetes com forrageiras de baixo porte, como grama-estrela. Outra opção é o fornecimento no cocho, feito com feno. Os volumosos contribuem com o desenvolvimento fisiológico do rúmen, como tamanho e musculatura.

Concentrado


O concentrado (ração) é igualmente importante para o desenvolvimento do rúmen. Ele deve ser fornecido do terceiro dia de vida até o desaleitamento da bezerra. Além disso, ele deve conter 18 a 22% de proteína bruta. Os grãos contidos na sua formulação devem ter passado por tratamento térmico e a ração deve apresentar forma de pellets para estimular o consumo e aumentar a digestibilidade.

Desaleitamento


Quando a bezerra chega aos 60 dias de vida e apresenta o dobro do peso ao nascimento, deve ser realizado o seu desaleitamento. Para isso, ela deve estar consumindo entre 1,0 a 1,5 kg de ração por dia. Após o desmame, a bezerra deve permanecer no bezerreiro, por dez dias (no mínimo), antes de seguir para o piquete. Dessa forma, ela perde o hábito da dieta líquida praticamente sem estresse.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite:

Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento

Como Produzir mais Leite e mais Bezerras

Recria de Novilhas para Produção de Leite

Fonte: tecnologianocampo.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 19-11-2021 Bovinos

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Pastagens e Alimentação Animal

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.