Tudo o que você precisa saber sobre a raça bovina Charolês

O bovino Charolês adulto pode chegar a 800 Kg (fêmea) e a 1200 Kg (macho)

Tudo o que você precisa saber sobre a raça bovina Charolês

A raça bovina francesa, conhecida como Charolês, disseminou-se pelo mundo inicialmente por sua grande porcentagem de massa muscular. Além de apresentar elevada capacidade de desenvolvimento, a Charolês é uma das melhores raças para ganhar peso tanto em confinamento como a pasto. Sem falar no elevado padrão de qualidade da carcaça.

O bovino Charolês chegou ao Brasil, mais precisamente, ao Rio Grande do Sul, em 1885, sendo uma das raças bovinas mais antigas. Atualmente, em todo o território nacional, podemos encontrar vários criadores de bovídeos da raça Charolês. Segundo a ABCC - Associação Nacional de Criadores de Charolês, são milhares em todo o país.

Entretanto, os principais criadores da raça Charolês estão concentrados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Hoje, existem 100 mil bovídeos puros por cruzamento e 50 mil puros de origem distribuídos pelo país. Inclusive, têm sido desenvolvidos estudos para que a raça se expanda ainda mais em âmbito nacional.

Características morfológicas


O Charolês apresenta excelente musculatura, com volumosa linha dorso-lombar. Suas pernas são fortes, ideais para o transporte de cargas elevadas. Sua cabeça é pequena e curta. Já sua fronte é larga (retilínea ou ligeiramente côncava). Bovídeo de porte médio a grande, o Charolês apresenta o corpo largo, assim como a anca e a garupa largas.

Trata-se de uma raça bovina consideravelmente corpulenta, com peso entre 650 e 800 Kg (fêmea adulta) e entre 950 e 1200 Kg (macho adulto). Sua pelagem característica apresenta cores que podem variar em creme, fumaça, vermelha e preta.

Demais características


Raça com grande aptidão para produção de carne, a Charolês apresenta ótima conformação para a engorda de peso final elevado. Além da versatilidade de manejo, o bovino dessa raça é utilizado em cruzamentos industriais. Fora que o Charolês se adapta muito bem a variações climáticas e a mudanças na dieta. Sem falar que o animal cresce rapidamente e apresenta boa eficiência alimentar.

Quando passam por manejo alimentar adequado, as fêmeas do Charolês têm a sua primeira cria aos 3 anos de idade. Geralmente, os novilhos chegam a 45 kg e as novilhas a 42 kg. Os partos gemelares são muito comuns nessa raça bovina. Quanto à produção de leite, a vaca Charolês produz 3 mil litros por lactação. Esse volume de leite supre as necessidades do bezerro ao longo do ano.

Tanto na engorda a pasto como em confinamento, o Charolês produz uma carcaça de excelente qualidade, inclusive com boa porcentagem de marmoreio. Este, de fato, é um bovino que nasceu para produção de carne de alto padrão qualitativo, tenra e saborosa. Não é mera coincidência que apresente bom valor de mercado.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:

Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore

Cruzamento Industrial Limousin X Nelore

Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção

Fonte: Tecnologia no Campo

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 26-08-2020 Bovinos

Faça já o Download Grátis

Download brinde Alimentação de Gado de Corte

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.