Como garantir o crescimento saudável de bezerros lactentes em pastagens?

Estratégias e cuidados na nutrição de bezerros lactentes


Segundo explica o Prof. Gilmar Ferreira Prado, do Curso CPT Alimentação de Bovinos de Corte, os bezerros e bezerras recém-nascidos dependem do leite materno até o desmame, pois o rúmen deles ainda não está desenvolvido e a flora bacteriana não está formada. Para garantir que o leite chegue diretamente ao abomaso, onde ocorre a digestão química, ele passa por uma estrutura temporária chamada goteira esofágica, que evita que o leite vá para o rúmen ainda não preparado.


É importante prestar atenção ao alimentar bezerros que não estão mamando diretamente da vaca. A posição correta da cabeça (com o focinho voltado para cima e o pescoço completamente esticado) facilita a formação da goteira esofágica, garantindo a passagem adequada do leite para o abomaso.


Bezerros, junto com as vacas, devem ter acesso a pastagens de alta qualidade para ajudar na adaptação do trato ruminal. Para quem pode investir mais, um sistema de creep-feeding pode ser utilizado. Esse sistema permite desmamar os bezerros com cerca de 1 arroba a mais que o normal, promovendo um crescimento mais saudável e eficiente.


Poucos estudos foram realizados sobre as necessidades nutricionais dos bezerros em amamentação, pois o foco tem sido a quantidade de leite ingerido e o desempenho. No entanto, identificar qual nutriente é mais limitante para o ganho de peso nessa fase ajudaria a formular suplementos e a implementar um manejo de creep-feeding mais eficiente.


Loy et al. (2002) realizaram um estudo para avaliar os efeitos da suplementação energética e proteica em bezerros lactentes em pasto nativo. O estudo analisou a ingestão de leite, a ingestão de forragem e o desempenho dos bezerros, fornecendo importantes insights sobre a nutrição e o crescimento desses animais.


Os resultados mostraram que a ingestão de leite diminuiu durante o experimento, com a redução ocorrendo à medida que os bezerros ganhavam peso. Os bezerros suplementados ganharam mais peso do que os não suplementados. No entanto, a ausência de diferença entre os tipos de suplementos sugere que a energia foi o nutriente limitante. Embora os suplementos tenham reduzido a deficiência de proteína, eles não aumentaram o desempenho dos bezerros, reforçando a ideia de que a energia era o fator crítico para o ganho de peso.


A suplementação de bezerros durante a amamentação é uma ferramenta eficaz para aumentar o peso ao desmame, mas não promove o aumento na ingestão de forragens. Como a energia é o nutriente limitante para o ganho de peso em bezerros lactentes sob pastejo, ela deve ser o foco principal nos suplementos destinados a esses animais.


Como garantir o crescimento saudável de bezerros lactentes em pastagens?

A capacitação é fundamental para dominar todas as técnicas e segredos da criação de bovinos de corte. O Curso CPT Alimentação de Bovinos de Corte, oferece uma excelente oportunidade de aprendizado nessa área. Não deixe passar essa chance, invista em conhecimento e conquiste reconhecimento no mercado, desenvolvendo um negócio promissor e rentável!

Conheça agora os Cursos da Área de Gado de Corte.

Por: Thiago de Faria

Thiago de Faria Ribeiro 27-06-2024 Bovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.