Como garantir uma alimentação econômica e adequada para bovinos?

Produção de alimentos na propriedade: estratégias para redução de custos e melhor nutrição dos bovinos

Produção de alimentos na propriedade:

Segundo explica o Prof. Gilmar Ferreira Prado, do Curso CPT Alimentação de Bovinos de Corte os custos com alimentação podem representar até 80% dos gastos operacionais. Em consequência, produtores muitas vezes recorrem a alimentos de baixa qualidade ou oferecem dietas inadequadas, prejudicando o ganho de peso dos bovinos e aumentando os prejuízos.


Por outro lado, embora o risco de comprometer o ganho de peso seja maior com alimentos de baixa qualidade ou combinações inadequadas, o pecuarista não pode ignorar os custos ao adquirir concentrados e volumosos.

A solução para esse dilema envolve estratégias que combinam a produção de alimentos na propriedade com a integração da atividade pecuária e agrícola, porém, requer cuidados específicos.

No início do período chuvoso, inicia-se o plantio na maioria das regiões brasileiras. É importante que o produtor inicie o planejamento com antecedência, pois é nesse período que se planta o volumoso para a próxima estação seca, e as correções de solo devem ser feitas a tempo.

O planejamento antecipado permite calcular a área a ser plantada com base na quantidade de animais a serem inseridos no sistema, determinada pela demanda.

Além da quantidade de animais, é preciso considerar o tipo de dieta a ser utilizada. Dietas com mais concentrado requerem menos volumoso, e vice-versa.


O volumoso ensilado pode ser usado no próximo ano, sendo uma ferramenta prática para atender a dieta com baixo teor de concentrado. Se os preços de mercado permitirem, o volumoso não será produzido em vão, desde que o silo esteja bem vedado.


Viabilidade para a produção de alimentos:

Após analisar vários fatores iniciais relativos à qualidade do sistema, é importante avaliar a viabilidade de certas práticas, como a produção de alimentos na propriedade. É fundamental determinar se é mais vantajoso produzir grãos na propriedade ou comprá-los, seguindo a mesma lógica para os volumosos: cultivar capins altos ou comprar de fornecedores próximos. Os cuidados durante o armazenamento desses ingredientes também são essenciais.

Portanto, a produção de alimentos na propriedade surge como uma solução viável para reduzir os custos com alimentação e garantir uma dieta adequada aos bovinos. Ao adotar essas estratégias, os produtores podem não apenas melhorar a nutrição de seus animais, mas também tornar suas operações mais lucrativas a longo prazo.


Como garantir uma alimentação econômica e adequada para bovinos?

Com um custo que pode chegar a 80% dos gastos operacionais de uma fazenda, a elaboração da dieta, a produção e o fornecimento correto dos alimentos são atividades estratégicas para a rentabilidade da pecuária de corte.


Descubra o segredo para o sucesso na criação de bovinos de corte! Curso CPT Alimentação de Bovinos de Corte oferece conhecimento de ponta, prático e confiável para você se destacar no mercado. Com conteúdos atualizados e orientações especializadas, este curso é sua porta de entrada para uma carreira de sucesso na pecuária. Invista em você. Invista em conhecimento.

Conheça agora os Cursos da Área de Gado de Corte.
Por: Thiago de Faria

Thiago de Faria Ribeiro 15-05-2024 Bovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.