5 principais usos do nabo forrageiro

O nabo forrageiro é utilizado como cobertura do solo, bem como para controle de plantas daninhas e descompactação do solo

5 principais usos do nabo forrageiro

O nabo forrageiro (Raphanus sativus) normalmente é produzido na entressafra durante a estiagem. Trata-se de uma planta encontrada amplamente no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, utilizada como cobertura do solo e até mesmo para descompactação do solo. Na verdade, essa herbácea apresenta múltiplos usos, sendo de fácil manejo e grande resistência a solos ácidos e pouco férteis.

Planta bastante ramificada, com folhas pilosas e miniflores brancas e roxas, sua floração começa 70 dias após o plantio. Suas raízes são capazes de crescer a mais de dois metros de profundidade. Não é coincidência que a planta tolera longos períodos de seca. Outra característica do nabo forrageiro é o seu grande potencial de produção de massa seca (cerca de 10 toneladas por hectare).

5 principais usos do nabo forrageiro

1. Descompactação do solo


Graças às vigorosas raízes pivotantes, o nabo forrageiro apresenta força para penetrar as camadas mais profundas do solo. Independentemente de o solo estar compactado ou adensado, seu sistema radicular rompe o solo a mais de dois metros de profundidade, o que favorece a sua descompactação.

2. Produção de biocombustível


Outro uso do nabo forrageiro é como matéria-prima para produção de biocombustível. Sua eficiência foi comprovada em testes como excelente substituto do diesel fóssil. Seus grãos apresentam 40% de óleo de qualidade para fabricar combustível verde. Trata-se de mais uma alternativa viável como fonte energética renovável.

3. Cobertura do solo


Sua precocidade e agressividade de desenvolvimento o torna uma forrageira com grande potencial de cobertura do solo. Ele é capaz de cobrir 70% do solo em cerca de dois meses após o plantio. Essa característica lhe permite recuperar nutrientes em profundidade, que são disponibilizados no solo.

4. Controle de plantas daninhas


Devido ao rápido e vigoroso crescimento, o nabo forrageiro impede o surgimento de plantas invasoras. Com isso, os gastos com herbicidas e capinas são significativamente reduzidos, pois ele não dá chances para as plantas daninhas tomarem a área. Além de garantir solo com ótima qualidade estrutural.

5. Concentrado para formulação de rações


O farelo e a torta originados do esmagamento dos grãos do nabo forrageiro servem como concentrado na formulação de rações para alimentação animal. Na torta, são mais de 38% de proteína bruta, mais de 4,5% de matéria mineral, mais de 13,15% de gordura e mais de 5 mil calorias por grama de energia bruta.

Conheça os Cursos CPT da Área Pastagens e Alimentação Animal:

Fabricação de Ração na Fazenda

Cultivo de Milho Hidropônico - Para Alimentação Animal

Seleção de Forrageiras 

Fonte: Infobibos - infobibos.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 14-07-2020 Pastagens e Alimentação

Faça já o Download Grátis

Download brinde Alimentação de Gado de Corte

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.