Aprenda a prevenir o capim rabo-de-burro

Aprenda a prevenir o capim rabo-de-burro. Assim que a pastagem é tomada por esse invasor, o gado o rejeita como alimento, pois é pouco palatável, além de amargo e duro.

 Assim que a pastagem é tomada pelo capim rabo-de-burro, o gado o rejeita como alimento, pois é pouco palatável, além de duro

Aprenda a prevenir o capim rabo-de-burro

O capim invasor Andropogon bicornis L., conhecido popularmente como capim-rabo-de-burro, capim-rabo-de-boi, capim-rabo-de-cavalo, capim-rabo-de-raposa e capim-vassoura, é uma gramínea nativa do Brasil, México e Argentina. Quando atinge seu pleno desenvolvimento, ela pode chegar a dois metros de altura e tomar toda a pastagem. Sua floração ocorre de dezembro a abril suas inflorescências formam um aglomerado vegetal muito denso, lembrando a cauda de um animal, como burro, cavalo, boi, raposa.

A propagação ocorre pelas sementes ou pelos rizomas

O ataque do capim-rabo-de-burro ocorre principalmente em pastagens, beira de estradas e terrenos baldios. Sua propagação acontece por meio das sementes ou dos rizomas. Entretanto, a disseminação do capim ocorre mais facilmente pelo vento, já que as sementes do Andropogon possuem uma estrutura que facilita esse processo.

O capim rabo-de-burro ocorre devido ao manejo inadequado da pastagem

Em geral, quando as pastagens já são infestadas pelo capim rabo-de-burro, as principais causas são o manejo inadequado do solo e o da própria pastagem. Se detectado tardiamente, os danos são ainda maiores, pois o rabo-de-burro tem rápido potencial de infestação.

O gado rejeita o capim invasor, pois é pouco palatável e duro

Assim que a pastagem é tomada pela capim invasor, o gado o rejeita como alimento, pois é pouco palatável, além de duro. Por isso, o controle deve ser feito de imediato. Além disso, até que a planta seja completamente eliminada, o gado deve ser transferido para outro piquete.

O arranquio da planta invasora pode ser feito no estado inicial de infestação

Como infesta muito rapidamente, é imprescindível prevenir o capim rabo-de-burro antes que tome toda a pastagem. Assim que for localizado, ele deve ser arrancado (touceira com a raiz), mas somente se for no estado inicial da infestação. De outra maneira, o arranquio torna-se inviável.

Se a pastagem for antiga, o uso de herbicidas não será eficiente como controle

Se a área já estiver toda tomada pela invasora, recomenda-se a aração ou o uso de herbicida prescrito por engenheiro agrônomo. Caso a pastagem seja muito antiga tais procedimentos tornam-se ineficazes, pois certamente há deficiência de nutrientes no solo (solo degradado).

Após 40 a 60 dias de renovação da pastagem, o gado pode voltar à área

Nesse caso, o melhor a fazer é análise do solo em laboratório. Após os resultados, deve-se gradear o solo e nele incorporar os corretivos necessários. Após 40 a 60 dias de renovação da pastagem, o gado já pode ser transferido para essa área novamente.

Em área encharcadas, recomenda-se a drenagem do solo antes do controle

É bom lembrar que esse procedimento não é recomendado em áreas encharcadas. Salvo se o solo for drenado previamente.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Globo Rural e Flora SBS.



Andréa Oliveira 03-11-2015 Pastagens e Alimentação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.