Aprenda sobre métodos de recuperação e de renovação de pastagem

Geralmente, a competição da planta forrageira com a cultura é muito grande, principalmente em pastagens

 

A agricultura tem expandido sua área em direção às regiões de pecuária sobre pastagens degradadas. A chegada da agricultura nestas regiões possibilita ao pecuarista uma nova opção para a recuperação do potencial de produção das suas pastagens.

Porém, para o pecuarista, é muito difícil ele próprio recuperar ou renovar as suas pastagens com a agricultura, pois, na maioria das vezes, falta-lhe infra-estrutura, máquinas, implementos agrícolas, conhecimento e tradição em relação ao plantio para obter altas produtividades. Além disso, o pecuarista muitas vezes não possui capital para investir na agricultura.

Por outro lado, o agricultor geralmente está à procura de mais terras para cultivar, como é o caso dos arrendamentos e de parcerias da terra. Às vezes, quando aparecem as pragas e as doenças, ele precisa quebrar a monocultura dos grãos, como ocorre com a soja, ou reestruturar a parte física do solo que foi degradada através do seu manejo com o uso de grades. Estas pulverizam o solo nas camadas superficiais, destruindo a sua estrutura e causando a compactação da camada arável.

No que diz respeito às formas de recuperação de pastagens, a recuperação rápida tem as seguintes etapas: · prepara-se o solo no final da seca; · planta-se a cultura no início das chuvas; · deixa a forrageira retornar espontaneamente, através da ressemeadura natural; · a utilização da pastagem após a colheita.

Já a recuperação a longo prazo faz a utilização da área por dois anos ou mais com culturas anuais e depois implanta-se a pastagem. Outra alternativa é utilizar o cultivo da área com cultura acompanhante, fazendo a implantação da forrageira junto com a própria cultura,  como é comum na associação milho-pastagem, em que a forrageira é implantada entre 30 e 45 dias após o plantio da cultura.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Recuperação de pastagens, no qual os professores Adilson de Paula Almeida Aguiar e Bianca Franco Almeida explicam os motivos que permeiam a degradação da pastagem e a cobertura morta. Eles também orientam quanto ao manejo da fertilidade, ao controle de pragas, entre outros assuntos relacionados ao tema. Para uma leitura breve a respeito do assunto, leia nosso artigo Recuperação de pastagens.

Beatriz Lazia 15-03-2012 Pastagens e Alimentação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.