Quais as principais pragas e doenças da palma forrageira?

A palma forrageira é uma planta excelente para alimentação animal, resistente a longos períodos de seca, mas suscetível a pragas e doenças

Quais as principais pragas e doenças da palma forrageira?

A palma forrageira é originária do México e foi trazida ao Brasil no século XIX. Atualmente, seus maiores produtores estão concentrados no Nordeste do país para produção do corante carmim. Com raquetes suculentas, a palma forrageira é uma planta excelente para alimentação animal, resistente a longos períodos de seca, mas vulnerável a pragas e doenças, que devem ser controladas com o adequado manejo fitossanitário.

Praga: besouro


O ataque do besouro à palma forrageira se concentra principalmente nas raquetes, mas quando a infestação está em estágio avançado, a praga também ataca as raízes da planta. Uma medida de controle eficiente é a pulverização com pesticida prescrito por engenheiro agrônomo.

Praga: cochonilha


A disseminação da cochonilha ocorre por meio das raquetes da palma forrageira, quando carregadas no lombo de mulas, que está infestado pela praga. O uso de pesticidas recomendados por engenheiro agrônomo é um dos métodos de controle da cochonilha. Entretanto, em infestações menores, podem ser usados água sanitária e sabão em pó para combater a praga.

Praga: vespa


A vespa deposita seus ovos em um buraco cavado por ela na palma. Quando eclodem, as larvas formam galerias dentro da palma, onde também podem proliferar fungos. Como resultado do ataque, surgem manchas amarelas e marrons, além do amolecimento das raquetes. Como medida de controle, devem ser removidas e incineradas as plantas infestadas e os restos culturais onde estão plantadas as palmas.

Doença: antracnose


A antracnose é uma doença causada por fungos. Como sintomas, surgem numerosas manchas circulares amarelas e pardo-escuras na planta. Já nas raquetes novas, as manchas necrosam aumentando de tamanho e se aprofundando, na parte central das raquetes, até se tornarem cancros. Como medida de controle, devem ser removidos e incinerados os restos culturais contaminados pelo fungo, além da pulverização da palma com calda sulfocálcica.

Doença: gomose


A gomose também é uma doença causada por fungo. Como resultado, ocorre amarelecimento das raquetes, além da podridão do colo e das raízes, até o tombamento da planta. Como medida de controle, antes de plantar a palma, o terreno deve ser limpo.

Além disso, deve ser feita a adubação orgânica da palma para que a planta se torne vigorosa. Da mesma forma, deve ser realizada a irrigação moderada sem encharcamentos. Sem falar no controle preventivo com a aplicação de fungicida no solo.

Doença: podridão mole


A podridão mole é uma doença causada por bactéria, que penetra nos tecidos da raquete da palma onde há ferimentos. Como resultado, o interior das raquetes amolece devido à ação de enzimas excretadas pela bactéria.

Com o avanço da doença, as raquetes apodrecem e murcham. Como medida de controle, deve-se evitar ferimentos nas raquetes no manejo da cultura. Além disso, é importante realizar a rotação de culturas com gramíneas resistentes à doença.

Conheça os Cursos CPT da Área Pastagens e Alimentação Animal:

Seleção de Forrageiras

Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte

Recuperação de Pastagens - Método Direto

Fonte: aprenderaplantar.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 19-08-2021 Pastagens e Alimentação

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Pastagens e Alimentação Animal

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.