Quer aumentar a produtividade do gado de corte? Siga as dicas

Quer aumentar a produtividade do gado de corte? Siga as dicas. Um dos fatores determinantes para o aumento na produtividade do rebanho de corte, é o manejo da pastagem.

Um dos fatores determinantes para o aumento na produtividade do gado de corte é o manejo da pastagem

Quer aumentar a produtividade do gado de corte? Siga as dicas

"Para aumentar a produtividade do gado de corte e obter bons lucros, além de conhecer bem o mercado, o pecuarista precisa seguir um bom manejo da pastagem na época da chuva. Dessa forma, o empreendimento será bem-sucedido até mesmo na seca", afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte em Livro+DVD e Online.

Preparo do pecuarista

Um dos fatores determinantes para o aumento na produtividade do rebanho de corte é o manejo da pastagem. Segundo Wagner Pires, engenheiro agrônomo, pós-graduado em pastagens (Esalq-USP), aproximadamente 70% do potencial produtivo das forrageiras ocorre na época da safra (somente 30% na entressafra). Ou seja, o pecuarista só se dá conta da baixa produtividade das forrageiras no período da estiagem. Por isso, é essencial que ele se prepare para não passar sufoco na seca.

Aplicação de nitrogênio

Todo pecuarista que realiza um bom manejo da pastagem (durante o período das águas) consegue enfrentar a época de escassez de chuva despreocupado. Mas como se preparar? Repondo nutrientes (como nitrogênio) no solo. Mas é recomendada a aplicação de nitrogênio no último mês de chuva. Assim, a forrageira armazena esse elemento, para utilizá-lo durante a estiagem. Assim o pasto demora a secar.

Aplicação de gesso

Outro fator fundamental é a velocidade da rebrota das forrageiras. Elas devem ser cultivadas como qualquer outra cultura, para crescerem vigorosas e com ótimo sistema radicular. A aplicação de gesso auxilia no crescimento de raízes mais profundas. Dessa forma, na seca, a planta consegue penetrar mais profundamente no solo para absorver água. Isso é favorável ao gado, que terá alimento disponível em qualquer período do ano.

Siga as dicas e aumente a produtividade do rebanho:

  • Realizar o bom manejo da pastagem na época chuvosa, para garantir forrageiras com boa estrutura radicular e reserva para a estiagem;
  • Escolher cultivares de forrageiras (Andropogon e Paiaguás) mais resistentes à seca;
  • Aplicar gesso na pastagem para que as raízes da forrageira sejam mais profundas;
  • Realizar a aplicação de nitrogênio antes do fim da estação das águas;
  • Monitorar a fertilidade do solo e o desenvolvimento da pastagem durante o ano.

Fonte: girodoboi.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Gado de Corte.


Andréa Oliveira 26-02-2018 Pastagens e Alimentação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.