Silagem de abacaxi substitui milho a baixo custo

Silagem de abacaxi substitui milho a baixo custo. Após a colheita do abacaxi, restam várias sobras da planta (talos, coroas, folhas), além dos frutos (frutos podres ou fora do padrão para o mercado).

As sobras da colheita do abacaxi podem virar silagem e servir de alimento para os animais da propriedade como um ótimo substituto do milho

Silagem de abacaxi substitui milho a baixo custo
Após a colheita do abacaxi, restam várias sobras da planta (talos, coroas, folhas), além dos frutos (frutos podres ou fora do padrão para o mercado). Muitas vezes, esses resíduos são descartados, pois os produtores não veem o seu potencial de uso. Eles não sabem que todo esse material pode virar silagem e servir de alimento para os animais da propriedade - como um excelente substituto do milho e a baixo custo.

Na verdade, o produtor rural pode engordar o gado com a silagem de abacaxi (altamente palatável e energética), além de resolver o destino final dos resíduos da colheita (sem o aproveitamento dos resíduos do abacaxi, eles têm de ser triturados e queimados -  gasto de tempo e dinheiro).  

Com a integração fruticultura-pecuária, obtém-se um volumoso de alto teor nutritivo (ensilagem das sobras do abacaxi), com redução de custos na dieta do gado. Entretanto, para alcançar o máximo de produtividade, é preciso renovar o cultivo de abacaxi após a primeira colheita.

Segundo os especialistas da FRUPEX, professores do Curso CPT Produção de Abacaxi, o Brasil possui grandes produtores de abacaxi, como Tocantins, Pará, Minas Gerais e Goiás, com grande potencial de produção. Além disso, a cultura apresenta alta rentabilidade - principalmente quando se emprega a tecnologia adequada.  

Quando esses produtores aproveitam as sobras do abacaxi pós-colheita, eles reduzem a área cultivada com grãos (milho) para alimentação animal. Ou seja, eles diminuem os gastos com a lavoura e com a dieta do gado. O custo da tonelada de matéria seca do abacaxi reduz duas vezes menos - quando comparado ao milho.

Além disso, a silagem de abacaxi possui fibra efetiva muito alta, o que proporciona uma dieta mais calórica e intensa e garante maior segurança alimentar no rúmen. Outra vantagem é que o gado aceita muito bem essa ensilagem, pois ela apresenta alto teor de açúcar, bastante palatável e com boa digestibilidade.

Apenas um hectare de abacaxi colhido é suficiente para alimentar entre 15 e 20 animais - submetidos a confinamento de 90 a 100 dias. Portanto, a rentabilidade na produção da silagem de abacaxi é bastante significativa.

Entretanto, para moer as sobras de abacaxi para a ensilagem, é necessário ajustar a ensiladora, pois ainda não há um equipamento próprio para tal. No ajuste, retiram-se algumas facas do equipamento para que a rotação diminua e não ocorra embuchamento da máquina.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Portal DBO e Canal Rural.

Andréa Oliveira 04-05-2016 Pastagens e Alimentação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.