Brahman, a raça de gado com alta resistência a temperaturas e doenças

O gado da raça Brahman é um zebuíno que resulta do cruzamento de quatro outras raças: Gir, Nelore, Guzerá e Krishna Valley

A capacidade do gado Brahman de tolerar altas temperaturas faz dele um animal de corte ideal para as áreas quentes e úmidas do país

O gado da raça Brahman é um zebuíno que resulta do cruzamento de quatro outras raças: Gir, Nelore, Guzerá e Krishna Valley, sendo um boi originado nos Estados Unidos. Ele foi introduzido no Brasil, em meados de 1994, e desde a sua formação, pecuaristas vem se preocupando em conseguir animais que, além de rústicos, sejam também mais precoces, destacando-se também a fertilidade, habilidade materna, docilidade, precocidade em acabamento e excelente ganho de peso com carcaças com alto percentual de musculatura.

Quanto às características do boi Brahman, se comparado ao Zebu indiano, por exemplo, o Brahman é mais baixo, apresenta um corpo mais profundo e musculoso, além de ser mais compacto. A pelagem desse boi pode ser toda branca ou apresentar tonalidade cinza em algumas regiões do corpo; os pelos são curtos, grossos e sedosos; a pele é solta e apresenta coloração escura, o que aumenta a sua resistência ao calor.

Por falar em resistência ao calor, a capacidade do gado Brahman de tolerar altas temperaturas faz dele um animal de corte ideal para as áreas quentes e úmidas do país, principalmente devido às características do pelo, que contribuem para refletir os raios solares. Já no frio, a pele se contrai, aumentando a grossura e a densidade do pelo, que fica mais longo e tosco com uma pelagem inferior mais densa.

Ainda se comparado a outras raças europeias, o boi da raça Brahman possui chifres mais pesados, de cor escura e simétricos; o perfil é reto ou subconvexo; a fronte é larga, ligeiramente convexa ou plana; o chanfro é reto, de comprimento médio, sendo, nos machos, mais largo e proporcional e, nas fêmeas, mais estreito e delicado; os olhos são pretos, vivos e elípticos, bem separados; as orelhas são de tamanho mediano, relativamente largas e arredondadas nas pontas.

No que diz respeito à aptidão dessa raça, a criação desse gado é voltada para a produção de carne. O gado, que resulta do cruzamento com o gado europeu, é excelente para corte, pois passa a ter uma maior taxa de crescimento, devido à melhor eficiência de conversão alimentar, e, também, produção de carne magra. Já no quesito reprodutivo, uma marca comprovada dessa raça é a sua alta capacidade de se reproduzir regularmente. As vacas Brahman parem um bezerro com bom potencial de crescimento todos os anos e os touros montam um número normal de vacas em uma determinada época, o que se deve ao fato da alta tolerância desse gado a temperaturas altas quando acontecem a maioria das estações de monta.

Ainda algumas características dessa raça são:

- a cor clara da pelagem não é atrativa aos insetos; - devido ao fato do bezerro ter pouco peso ao nascer, possuir a cabeça pequena e os ombros estreitos, as fêmeas não apresentam dificuldades no parto; - possuem alta resistência a doenças; - por ser um Zebu, apresenta maior velocidade de crescimento, o que ocasiona em produção de carne sem gordura entremeada.

O CPT - Centro de Produções Técnicas possui uma vasta área de curso de gado de corte, não deixe de conferir. Leia também nossos outros artigos nessa área e se informe melhor para ter rentabilidade na sua criação.

Beatriz Lazia 04-02-2013 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.