Seleção de bois para regime de engorda em confinamento

Uma vez observada a questão sanitária, qualquer tipo de bovino pode ser engordado em confinamento

 

Os principais requisitos quanto à seleção de bois  criados em regime de engorda a confinamento é que eles sejam sadios, com bom desenvolvimento corporal e com alto potencial de ganho de peso. Sendo assim, uma vez observada a questão sanitária, qualquer tipo de bovino pode ser engordado em confinamento.

Em animais bem criados de uma mesma raça, frequentemente, idade e peso estão associados. Os animais mais jovens têm melhores conversões alimentares, e esse ganho se dá pelo acréscimo de massa muscular, que é o principal produto esperado como resultado da engorda dos bovinos.

O sexo dos bovinos também interfere no ganho de peso e de carcação . As fêmeas atingem o ponto de abate mais cedo e com peso mais leve do que os machos castrados. Já os machos inteiros irão demorar mais e estarão mais pesados do que os castrados.

Os animais de grande porte ganham peso mais rapidamente que os animais de porte menor, mas, demoram mais tempo para atingir o peso ideal do abate. Sendo que, a taxa de ganho de peso influencia a composição de ganho, ou seja, a medida que a obtenção de peso se intensifica, a quatindade de gordura depositada na carcaça também aumenta.

Os bezerros desmamados ganham peso facilmente, com expressiva formação de massa muscular. Porém, apresentam período de confinamento longo e, dependendo da raça, eles podem não apresentar o grau de terminação exigido em frigoríficos.

Os garrotes de 15 a 20 meses apresentam ganho de peso eficiente e o período de confinamento dura entre 100 e 120 dias. Em confinamentos, deve-se dar preferência a garrotes de raças e cruzas precoces, com peso inicial acima de 250kg, castrados e detentores de conformação fisíca para atingir o grau de terminação e o peso de carcaça exigido pelos frigoríficos.

Para obter mais informações, consulte o artigo que aborda assuntos a respeito de engorda em confinamento. Além disso, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Engorda em Confinamento que aborda como funciona o confinamento, os aspectos referentes aos animais confinados, as estratégias para a produção de alimentos, o manejo, a nutrição, a sanidade, a avaliação de desempenho e os custos da atividade.

Beatriz Lazia 09-12-2011 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.