Conheça mais sobre o exame andrológico em bovinos

Conheça mais sobre o exame andrológico em bovinos. Ele é feito com o objetivo principal de avaliar o máximo desempenho dos bovinos reprodutores.

Durante o exame andrológico, algumas doenças e anomalias no aparelho reprodutivo do bovino podem ser diagnosticadas para posterior tratamento

Conheça mais sobre o exame andrológico em bovinos 

O exame andrológico em bovinos é feito com o objetivo principal de avaliar o máximo desempenho dos reprodutores. Durante a minuciosa análise, algumas doenças e anomalias no aparelho reprodutivo do animal podem ser diagnosticadas para posterior tratamento. Tal procedimento impede a monta por animais portadores de doenças infectocontagiosas, o que garante a saúde das vacas e de suas crias.

O melhor momento para se fazer o exame andrológico nos machos é quando as vacas entram no cio. Normalmente, isso ocorre nos meses de maio e junho, tendo em vista o ciclo sazonal dos bovídeos.

Além do rastreio sanitário completo do bovino, são avaliados:

->Estado clínico geral;
->Trato reprodutivo (órgãos genitais internos e externos - defeitos físicos ou ferimentos);
->Sêmen (volume, aspecto, cor, motilidade e concentração de espermatozoides);
->Cariótipo e Libido.

Para uma boa avaliação do bovino, a identificação de cada um no rebanho é de suma importância. Isso dá maior precisão aos resultado. Para isso, deve-se especificar a idade, a raça, o número oficial de rastreio, os procedimentos realizados no animal, bem como os problemas de saúde durante sua vida.

Avaliação do aparelho reprodutivo do bovídeo

Exame andrológico externo

No pênis, são verificados desvios durante a monta, presença de tumores ou ferimentos, além do seu desenvolvimento normal ou anormal (em animais novos). No prepúcio, são examinados o orifício prepucial, a mucosa livre, além da presença de aderências, fibrose, ferimentos, inflamações e vísceras.

No escroto, são analisados simetria, conformação, mobilidade, além de alterações (hérnias, dermatites e parasitos). Já nos testículos, são verificados posição, simetria, mobilidade dentro do escroto, consistência, forma e tamanho.

No epidídimo, são averiguadas alterações de tamanho, simetria, forma, mobilidade e consistência, além de alterações testiculares prejudiciais ao processo de reprodução do bovino.
Já no cordão espermático, são verificadas a espessura, a consistência e a mobilidade, além da presença de hérnias, hematomas e abscessos.

Exame andrológico interno

Esse exame é feito por via retal (palpação), onde são examinadas as glândulas vesiculares, as ampolas do ducto deferente, a próstata e a glândula bulbouretal.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Revista Veterinária e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 24-11-2015 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.