Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo

A técnica de inseminação artificial em bovinos é uma das mais empregadas no mundo para o avanço genético e produtivo dos rebanhos

O conhecimento da técnica de inseminação garante ao profissional acesso a um setor de mercado em constante desenvolvimento.

Inseminação artificial é o ato de deposição do sêmen no útero da fêmea, por meio de materiais apropriados, em vez de ocorrer a cópula com um touro, com a finalidade de concepção

O manejo reprodutivo tem por objetivo fazer com que uma vaca tenha o maior número de crias ao longo de sua vida, garantindo o maior tempo de lactação possível. E, ainda, procura fazer com que os filhotes sejam animais geneticamente superiores. De forma geral, a inseminação tenta agir sobre estes dois aspectos: aproveitar ao máximo os cios da matriz; e fazer com que as crias tenham maior potencial produtivo, por conta do uso de sêmen de reprodutores melhoradores, a um custo relativamente baixo.

O sêmen utilizado na inseminação é diluído. Isso porque, enquanto na monta, grande parte dos espermatozoides se perde no trajeto entre a entrada da cérvix e o útero; na inseminação, o número de espermatozoides que chega ao útero da vaca é o mesmo contido numa dose de sêmen. Esse alto índice de sobrevivência é que permite a diluição do sêmen. É claro que a fecundação dependerá também da presença do óvulo fértil no útero.

A técnica de inseminação artificial em bovinos, uma das mais empregadas no mundo para o avanço genético e produtivo dos rebanhos, vem crescendo no Brasil, mas ainda é pouco utilizada, muitas vezes, pela falta de informação do produtor sobre vantagens que a técnica traz à produção.

Muitas são as vantagens da utilização dessa técnica, entre elas, o melhoramento genético do rebanho; utilização do sêmen de touros provados; maior aproveitamento do touro; possibilidade de uso de touros europeus; uso de sêmen de touros com patologias adquiridas; controle reprodutivo mais eficiente; controle sanitário mais eficiente; padronização do rebanho; e redução do risco de acidentes. Ainda, permite o uso de sêmen sexado.

No curso "Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, são apresentadas as vantagens e limitações da inseminação artificial, bem como as diferentes técnicas de inseminação artificial convencional e em tempo fixo, fornecendo base para a escolha da melhor técnica em função das características do rebanho.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

O domínio dessa tecnologia praticamente garante ao profissional acesso a um setor de mercado em constante desenvolvimento.

Patrícia Tristão 25-05-2011 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.