Nelore: raça de alta adaptação aos trópicos

Entre as raças Zebu, a Nelore é a que teve maior intensidade de seleção para corte, sendo considerada, sem dúvida, a melhor raça de gado zebuíno de corte

O sucesso da raça, nos trópicos brasileiros, é tanto que o Nelore é o campeão em vendas de sêmen no Brasil

Nelore

Entre as raças Zebu, a Nelore é a que teve maior intensidade de seleção para corte, sendo considerada, sem dúvida, a melhor raça de gado zebuíno de corte em todo o mundo, representando grande parte da força produtiva da pecuária nacional, ou seja, uma marca registrada da bovinocultura brasileira.

Quanto às característica da raça, os nelores são animais fortes, de porte médio a grande, muito resistentes ao ambiente rústico das pastagens tropicais. Os bezerros, em geral, nascem muito saudáveis e resistentes, capazes de acompanhar suas mães pela pastagem, com grande facilidade, o que, associado à boa habilidade materna da fêmea, determina a menor taxa de mortalidade.

A pelagem do Nelore é branca, cinza ou branca manchada de cinza, a musculatura é alongada e bem desenvolvida. Os machos ultrapassam, com facilidade, os mil quilos de peso, já as fêmeas possuem a musculatura um pouco menos desenvolvida, o pescoço é mais fino e o cupim é de menor tamanho. O seu peso pode chegar a 800 Kg.

Os animais dessa raça apresentam resistência natural a parasitas. Seus pelos impedem ou dificultam a penetração ou fixação de pequenos insetos na superfície da pele. Por ser resistente, a pele dificulta a ação de insetos sugadores, além disso, ela produz uma secreção oleosa, de ação repelente, cujo efeito parece se intensificar quando os animais estão expostos ao calor. Por falar em calor, a alta resistência do Nelore ao calor se deve ao fato de sua superfície corporal ser maior em relação ao corpo, além de possuir maior número de glândulas sudoríparas.

Características raciais da raça Nelore

Aparência: o gado nelore apresenta estado geral sadio e vigoroso; a ossatura é leve, robusta e forte, com musculatura compacta e bem distribuída. A masculinidade e a feminilidade são acentuadas e o temperamento é ativo e dócil.

Pelagem: eles apresentam pelagem branca, cinza ou manchados de branco e cinza; os machos apresentam o pescoço e o cupim, normalmente, mais escuros. A pele é preta ou escura, solta, fina, flexível, macia e oleosa; os pelos são claros, curtos, densos e medulados.

Cabeça: a cabeça tem formato de ataúde, com a cara estreita, arcadas orbitárias não salientes e perfil, ligeiramente, convexo. As orelhas do Nelore são curtas, com boa simetria entre as bordas superior e inferior, terminando em ponta de lança. A raça pode ser dividida em animais que apresentam chifres e mochos. Os chifres são de cor escura, firmes, curtos de forma cônica, mais grossos na base, achatados e de seção oval e nascem para cima, acompanhando o perfil.

Pescoço e corpo: nos machos, o pescoço é musculoso e com implantação harmoniosa ao tronco. Nas fêmeas, é delicado. A barbela começa debaixo do maxilar inferior e se estende até o umbigo, sendo mais abundante e pregueada nos machos. Outra característica dos zebuínos é o cupim. Ele tem papel fisiológico fundamental, servindo como reserva de energia em situações emergenciais. Nos machos, deve ser bem desenvolvido, apoiando-se sobre a cernelha; nas fêmeas, deve ser reduzido.

Membros: os membros anteriores e posteriores devem apresentar comprimento médio, com ossatura forte e músculos bem desenvolvidos. As coxas e pernas são largas, com boa cobertura muscular, descendo até o jarretes, com calotes bem pronunciados. As pernas devem ser bem aprumadas e afastadas; os cascos devem ser pretos e bem conformados.

Órgãos genitais: as fêmeas devem ter o úbere de volume pequeno, com o formato das tetas de maneira que facilite a aproximação dos bezerros. O machos devem possuir a bolsa escrotal fina e bem pigmentada, com os dois testículos bem desenvolvidos.

Para maiores informações, consulte o curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do Professor Paulo Eduardo Fonseca Loureiro, que orienta a respeito das características da raça Angus, da raça Nelore, dos tipos de cruzamento mais utilizados, cria de bezerros, entre outros. Leia também nosso outro artigo Cruzamento industrial Red Angus x Nelore.

Beatriz Lazia 26-11-2012 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.