Problemas nos cascos dos bovinos trazem prejuízos a pecuaristas

Problemas nos cascos dos bovinos traz prejuízos a pecuaristas. Um dos primeiros sinais, que indicam que algo está errado, é a claudicação - ou seja, quando o animal começa a mancar.

Problemas nos cascos dos bovinos trazem prejuízos a pecuaristas, com perdas de 30% da produção (ou mais)

Problemas nos cascos dos bovinos traz prejuízos a pecuaristas "O casqueamento em bovinos tem como principal objetivo prevenir graves doenças nos cascos de animais adultos confinados ou mantidos em piquetes. Na verdade, esse procedimento permite corrigir imperfeições nos aprumos, além de atenuar problemas em membros com pequenos defeitos", afirma Marcos Tellini, professor do Curso a Distância CPT Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos em Livro+DVD e Online.

Problemas nos cascos dos bovinos trazem prejuízos a pecuaristas, com perdas de 30% da produção (ou mais). Segundo Alexandre Stockler Bojikian, zootecnista experiente, além da queda na produção de carne e leite, há redução no desempenho reprodutivo dos bovinos, o que pode causar danos econômicos ainda maiores. Sem falar dos altos valores investidos em tratamentos, que incidem em gastos com produção.

Um dos primeiros sinais, que indicam que algo está errado, é a claudicação - ou seja, quando o animal começa a mancar. Em geral, doenças nos cascos dos bovinos são causadas por agentes infecciosos, dentre eles, as bactérias. Há fatores que favorecem a entrada de microrganismos nos cascos, como excesso de umidade e matéria orgânica nas instalações onde são criados os bovídeos. Mas isso não descarta fatores nutricionais e genéticos.

É impreterível que o rebanho seja criado, conforme os parâmetros de conforto e bem-estar animal - em ambiente limpo, livre de agentes contaminantes. Para garantir aos bovinos mais vigor, robustez e energia, é essencial fornecer a eles uma dieta balanceada, rica em nutrientes. Estas são medidas preventivas, assim como o casqueamento. "O custo do cuidado é menor que o do reparo", afirma o pecuarista Libério Neto.

Fonte: canalrural.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Gado de Corte.

Andréa Oliveira 11-04-2018 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.