Quais os melhores capins para gado de corte?

No Brasil, os melhores capins para gado de corte são capim braquiarão, capim Brachiaria decumbens e capim mombaça

Quais os melhores capins para gado de corte?

O uso do capim como alimento para gado de corte traz resultados bastante positivos para a pecuária de corte. Daí ser tão importante o bom manejo das pastagens para melhorar a qualidade do capim. Tudo começa com a escolha das sementes, que devem apresentar alto potencial de pureza e germinação. Dessa forma, a forragem cresce vigorosa e resistente a pragas, além de apresentar alto valor nutritivo e ótima palatabilidade.

Para escolher o capim a ser plantado, o pecuarista deve atentar para o clima e o solo da região. Ambos devem proporcionar condições favoráveis para o desenvolvimento da forrageira. Da mesma forma, é importante investir em infraestrutura para realizar a correção e a adubação do solo adequadas. Além disso, a escolha do capim deve levar em conta o tipo de atividade a ser desenvolvida na propriedade.

No Brasil, os melhores capins para gado de corte são capim braquiarão (brizantão ou marandu), capim Brachiaria decumbens e capim mombaça. Eles variam quanto ao teor de proteína, à exigência de água, à velocidade de crescimento, à rusticidade, entre outros aspectos. Vejamos cada um deles com mais detalhes:

Capim braquiarão


Também chamado brizantão ou marandu, o capim braquiarão é amplamente utilizado de forma extensiva, sem adubação nem irrigação. Ele é um dos capins mais comercializados do país, pois se adapta a níveis de fertilidade diferentes e condições climáticas variadas.

Muitos pecuaristas o utilizam para diferimento de pasto no inverno, devido à sua menor senescência em comparação ao Brachiaria decumbens. Embora não tolere solos encharcados, o braquiarão é resistente à cigarrinha-das-pastagens, como a Notozulia entreriana.

Brachiaria decumbens


O capim Brachiaria decumbens é muito utilizado no cerrado, até mesmo em solos arenosos, com baixa fertilidade e acidez moderada. Embora não seja resistente às cigarrinhas, ele resiste muito bem ao pastejo e pisoteio intenso do gado. Seu cultivo também é utilizado para substituição de espécies naturais.

Além do Brachiaria decumbens, temos o Brachiaria humidicola utilizado especialmente em solos úmidos, com baixa a média fertilidade.

Capim mombaça


O capim mombaça é um dos mais aceitos pelos bovinos. Embora seja bastante produtivo e se adapte bem a diversas condições climáticas, ele não deve ser cultivado em áreas íngremes. Além disso, o seu cultivo exige solo com boa fertilidade, preferencialmente em áreas pouco extensas para facilitar o manejo.

Conheça os Cursos CPT da Área Pastagens e Alimentação Animal:

Pastejo Rotativo em Capim-Elefante

Formação e Manejo de Capineira

Formação de Pastagens

Fonte: revistaagropecuaria.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 15-02-2022 Pecuária de Corte

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Pastagens e Alimentação Animal

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.