Técnicas de castração em bovinos de corte

Técnicas de castração em bovinos de corte. No Brasil, as principais técnicas são a castração cirúrgica e a não cirúrgica.

As técnicas de castração em bovinos de corte podem ser cirúrgicas ou não, depende da escolha do pecuarista

Técnicas de castração em bovinos de corte

A castração de bois melhora o manejo dos animais e a qualidade da carcaça. Ela pode ser realizada em animais recém-nascidos ou nas primeiras semanas de vida, pelas seguintes vantagens: fácil contenção dos bovídeos, pouca perda de sangue, além de rápida cicatrização. Se for realizada em animais adultos, a recuperação do animal é mais lenta. As técnicas de castração em bovinos de corte podem ser cirúrgicas ou não cirúrgicas, depende da escolha do pecuarista.

A castração é muito comum na pecuária de corte, pois em bois castrados, a carne é mais aceita no mercado. Mas, na verdade, "o procedimento é realizado de acordo com os objetivos do pecuarista, assim como o tipo de exploração pecuária adotada na propriedade", afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte, disponível .

No Brasil, as principais técnicas de castração em bovinos de corte são a castração cirúrgica e a não cirúrgica. A cirúrgica é invasiva e o bovino apresenta recuperação lenta (cerca de 1 mês).  Esta, quando mal realizada, pode gerar estresse animal, infecções ou óbito. A não cirúrgica garante o bem-estar animal e não gera riscos à sua saúde.

TÉCNICAS NÃO CIRÚRGICAS

Angiotripsia ou burdizzo: Nessa técnica, um alicate (burdizzo) interrompe a circulação para o testículo, o que causa a degeneração deste. Deve ser realizada com precisão, para que não haja necessidade de repetição do procedimento no bovino.  

Vacina anti-GnRH: Técnica menos agressiva, basta vacinar os animais com anti-GnRH, para prejudicar o desenvolvimento normal dos testículos do bovídeo.

Castração química: Pouco invasiva, a técnica utiliza uma solução de aldeído-fórmico + cloreto de cádmio, aplicada nos testículos para atrofiá-los.

TÉCNICAS CIRÚRGICAS

Castração parcial ou russa: Menos agressiva que a técnica da orquiepididectomia bilateral, a castração russa remove apenas o parênquima espermático do bovino.

Orquiepididectomia bilateral: Nessa técnica, os testículos são retirados cirurgicamente. Pode ou não haver ligadura do cordão com fio de sutura (método da faca). Bem mais agressiva, o bovino pode apresentar infecções ou bicheiras.

Fontes: Beefpoint e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 16-09-2016 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.