A importância do controle sanitário do rebanho leiteiro

O pecuarista deve ter em mente que os cuidados sanitários com o rebanho leiteiro começam desde o nascimento dos bezerros

A nutrição do rebanho leiteiro é muito importante para o sucesso da produção

O pecuarista deve ter em mente que os cuidados sanitários com o rebanho leiteiro começam desde o nascimento dos bezerros, sendo assim, ter um bom controle sanitário significa tomar boas medidas preventivas, como limpeza do local onde os animais ficam, desinfecção e vacinação.

Como já mencionado, o cuidado com o bezerro deve começar já no primeiro dia de vida, por isso, ao nascimento, este  deve receber a primeira dose de colostro, o chamado leite sujo, que, na verdade, não tem nada de sujo, sendo o primeiro leite que a vaca dá, muito rico em nutrientes e anticorpos, necessários à sobrevivência do bezerro.

Outro controle sanitário de grande importância para a saúde do rebanho é a desinfecção do umbigo. Esse controle se mostra ainda mais necessário quando o local de criação dos bezerros não é o indicado, ou seja, quando este é úmido. Por ser uma porta de entrada para doenças, a cura do umbigo se faz necessária, ainda mais em locais de pouca salubridade.

Existem algumas doenças que acometem os bovinos e que podem levá-los à morte. Uma das principais doenças que afligem os criadores de gado é diarreia, que atinge muito facilmente os bezerros. Esta relaciona-se com questões alimentares. O bezerro deve receber tanto o leite adequado, relacionado ao ambiente de criação e ao manejo de outros alimentos, como os volumosos.

Além dos cuidados já citados, a nutrição do gado também se faz muito importante, quando se busca pela excelência na produção, pois um animal bem nutrido é menos suscetível a doenças. Por isso, aconselha-se aos pecuaristas que mantenham seus animais sempre bem nutridos, pois, assim, estes estarão imunologicamente mais capazes de se defenderem das possíveis doenças que poderão surgir.

Ainda quanto à nutrição, se for do interesse do pecuarista, este pode produzir o alimento que será fornecido ao rebanho, em sua propriedade. No período da seca, quando existe a redução de nutrientes no pasto, o produtor deve buscar por uma suplementação alimentar, de acordo com a necessidade do rebanho e com o custo da suplementação na região.

Além da garantia de boa saúde e prevenção de doenças, por meio da nutrição adequada e do fornecimento de boas condições de vida aos animais, é possível garanti-las, de forma técnica, por meio de vacinação. Essa vacinação segue um calendário, que é traçado junto ao médico veterinário da região,  como meio de prevenção contra doenças.

Hoje não é possível falar em um bom controle sanitário sem mencionar as vacinas, estas já são obrigatórias pelo Governo Federal. Existem quatro tipos de vacinas, que são recomendadas por técnicos e especialistas da área para os bovinos, são elas: aftosa, brucelosa, contra raiva e contra o carbúnculo (mal de ânus).

Para auxiliar os criadores de gado de leite, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite. O curso conta com orientações a respeito de ambiência e conforto animal, comportamento animal na pastagem, comportamento animal no confinamento, ingestão de alimentos no confinamento, instalações e conforto animal, rotina de manejo, entre outros. Leia também nosso outro artigo Aleitamento de bezerros.

Beatriz Lazia 08-10-2012 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.