Boas práticas de manejo do gado de leite

Dentre as boas práticas de manejo do gado de leite, devemos destacar o manejo nutritivo adequado e a garantia do conforto e bem-estar animal. Ambas são essenciais para o aumento da produtividade do rebanho leiteiro.

Dentre as boas práticas de manejo do gado de leite, devemos destacar o manejo nutritivo adequado e a garantia do conforto e bem-estar animal

Boas práticas de manejo do gado de leite Dentre as boas práticas de manejo do gado de leite, devemos destacar o manejo nutritivo adequado e a garantia do conforto e bem-estar animal. Ambas são essenciais para o aumento da produtividade do rebanho leiteiro. Falhas no manejo nutritivo e descaso quanto ao bem-estar da vaca leiteira podem acarretar sérios prejuízos ao pecuarista. Em síntese, o sucesso da pecuária leiteira está diretamente relacionado a estes dois aspectos.

Manejo nutritivo

O pecuarista não deve padronizar o manejo nutritivo das vacas leiteiras. As vacas mais jovens devem ter uma dieta diferenciada das vacas mais velhas. Além disso, durante a alimentação, ambas devem ser separadas, para que não haja disputa pelo alimento, o que poderia prejudicar as vacas mais jovens.

Para as novilhas de primeira cria, por exemplo, devem ser fornecidas maiores quantidades de nutrientes (cerca de 20% a mais do que para as vacas de segunda cria). Esse tipo de manejo alimentar deve ser feito, pois as novilhas estão em fase de crescimento e requerem mais nutrientes em sua dieta.

Outro fator a ser considerado é equilibrar a dieta das vacas gestantes, fornecendo a elas os nutrientes adequados ao estágio em que se encontram. O excesso de peso em vacas prestes a parir pode gerar alguns problemas, como fígado gorduroso, falta de apetite, decréscimo da produção de leite e queda de imunidade.

Bem-estar animal

Além do correto manejo alimentar, é de fundamental importância observar o comportamento do rebanho leiteiro, para avaliar se os animais estão adaptados às condições ambientais do local. Esta adaptação deve ser favorável ao conforto e bem-estar animal.

Segundo os professores Maria de Fátima Ávila Pires e Aloísio Torres Campos, do Curso CPT Conforto Animal para Maior Produção de Leite, o pecuarista deve proporcionar ao gado de leite um ambiente confortável e de qualidade. Dessa forma, certamente obterá excelentes resultados quanto à produtividade de suas vacas leiteiras.

Medidas simples e baratas podem proporcionar bem-estar ao rebanho, como plantar árvores alternadamente no pasto, para garantir sombra aos animais, principalmente em dias de calor excessivo. Da mesma forma, deve haver bebedouros com água fresca e de qualidade, para que os bovinos possam saciar sua sede, independente do sistema de criação.

Além disso, o pecuarista deve proporcionar ao gado leiteiro um local limpo, livre de agentes contaminantes. Isso proporcionará saúde e bem-estar aos bovídeos, que produzirão mais, gerando lucro certo ao produtor de leite.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Embrapa e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 14-07-2015 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.