Conforto da vaca para maior produção de leite

A tendência do sistema de produção de leite é valorizar o conforto da vaca, o seu bem estar, para, com isso, aumentar a produtividade e a qualidade

Conforto do gado leiteiro

Em qualquer sistema de produção, os animais estão expostos a ação do ambiente, das instalações e das práticas de manejo que se relacionam de forma positiva ou negativa na expressão do potencial de produção. Atualmente, a criação de gado de leite, no Brasil, um país de clima tropical, é um desafio para os produtores. Um dos maiores problemas é o stress calórico sofrido pelos animais, afetando diretamente na produtividade da atividade leiteira.

Felizmente, o produtor pode interferir nesse ambiente buscando aumentar o conforto e o bem estar animal, obtendo melhor desempenho do rebanho. É um tanto difícil definir o que é conforto para um animal, mas observando sua relação com o meio em que vive, é possível observar que esse exige condições satisfatórias para que não haja afetação negativa em seus processos fisiológicos.

Nesse contexto, podemos concluir que as condições ambientais apropriadas estão diretamente relacionadas com a ambiência e qualidade do meio, e estas têm por objetivo diminuir os efeitos adversos das condições climáticas externas.

Existem muitas pesquisas que comprovam o quanto tal condição é determinante na viabilidade técnica e econômica dos sistemas de produção. O estudo das relações entre o animal e o ambiente no qual vive define as suas limitações e a sua capacidade de se adaptar em determinada região.

O curso "Conforto Animal para Maior Produção de Leite" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas apresenta os cuidados com o ambiente de vida dos animais, que, na maioria das vezes, não representam aumento significativo de custos, mas que podem ajudar a aumentar muito a eficiência dos sistemas de produção.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

O sucesso da atividade leiteira está relacionado com a otimização de todos esses processos. Para isso, os estudos do comportamento dos animais por meio de suas reações aos ambientes físicos, sociais e biológicos se torna imprescindível. Ao conhecê-las, pode-se avaliar seu grau de adaptação, o que se reflete no desempenho produtivo e reprodutivo do rebanho.

http://www.youtube.com/watch?v=mD2HmqfUpdA

Patrícia Tristão 21-05-2010 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.