Conheça algumas características do gado Gir Leiteiro

A vida útil de uma vaca Gir Leiteira é superior a qualquer outra vaca de origem europeia

 

A raça Gir Leiteira vem passando por um processo acelerado de desenvolvimento. Originária da Índia, nem bem chegou ao Brasil e já chamou a atenção dos pecuaristas devido às suas aptidões tanto no trabalho quanto na produção de carne. Produtora de carne e leite, essa raça é chamada de mista.

No Brasil, o Gir Leiteiro é muito usado em cruzamentos, o que se deve às suas características muito peculiares. Essa raça se distingue das demais pela pelagem vermelha ou amarela, por possuir o perfil craniano ultra convexo e marrafa bem jogada pra trás. A raça Gir é a preferida para cruzamentos com gado leiteiro europeu, pois contribui com leite, rusticidade, vigor e docilidade, o que determina uma produção de leite econômica.

Também no que diz respeito à economia, o Gir Leiteiro é capaz de atingir altos índices produtivos mesmo quando lhe é fornecido menos alimento. A raça não tem problemas com restrição alimentar, pois seu índice de metabolismo e de ingestão de alimentos é mais baixo se comparado às raças taurinas.

Se analisadas as características zootécnicas da raça, a idade do primeiro parto do Gir está em torno de 40 meses. Apesar dessa idade se apresentar um pouco mais tardia do que em outras raças europeias, é possível observar que o manejo após o desmame tem grande influência sobre isso, pois em algumas propriedades, onde a alimentação é melhorada, essa idade pode cair para os 31 meses. Além disso, a vida útil de uma vaca Gir Leiteira é superior a qualquer outra vaca de origem europeia.

Uma vez que o mercado consumidor se mostra exigente quanto à qualidade do produto e a preços baixos, o Gir é considerado uma alternativa inteligente para o produtor de leite que deseja ter sucesso na produção. Por se tratar de uma raça rústica, o Gir apresenta menores índices de infestações de ecto e endoparasitas, além de menores incidências de doenças, o que implica em um menor gasto com carrapaticidas, vermífugos e antibióticos. O resultado disso é um produto final livre de resíduos, ou seja, mais saudável.

Estes animais que são mais resistentes e têm grande poder de adaptação ao clima permitem que haja um sistema de produção baseado na exploração de pastagens, possibilitando a redução dos custos de produção.

Em relação à produção média, o Gir corresponde a mais de três vezes a média de produção nacional, sem contar que o leite é obtido de um gado completamente adaptado às nossas condições climáticas e de manejo, garantindo qualidade e retorno financeiro.

Para mais informações a respeito de vacas leiteiras, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Alimentação de Vacas Leiteiras. Neste curso, o produtor receberá orientações a respeito da utilização de volumosos e concentrados, balanceamento da dieta, alimentação na fase de manejo, entre outros. Para aprofundar seus conhecimentos, leia também nosso artigo sobre o gado Girolando: Conheça algumas características do gado leiteiro Girolando e também nosso artigo sobre gado holandês: Conheça algumas características da raça Holandesa.

Beatriz Lazia 13-04-2012 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Richie Kotzern

09-10-2019

Puxa vida, devo agradecer vocês. Ganhei meu dia, que site fantástico cheio de notícias não me canso de elogiar, já é a minha terceira visita por aqui, absolutamente fantástico.

Resposta do Portal Agropecuário

09-10-2019

Olá Richie Kotzern,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que achou o nosso site fantástico, e que gostou das notícias e artigos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio