Conheça algumas características do gado leiteiro Girolando

A logenvidade, fecundidade e precocidade garantem à raça uma ótima produção e uma prole numerosa

Resultado do cruzamento entre as raças Gir e Holandesa, o gado Girolando é uma raça que tem boa capacidade de adaptação ao clima tropical do Brasil e grande potência no que diz respeito à produção de leite. Suas características são uma soma de heranças oriundas da raça Gir, que provem da Índia, e da raça Holandesa. Esta é uma ótima produtora de leite enquanto aquela, por ser rústica, favorece a adaptação ao clima.

O primeiro surgimento dessa raça data dos anos 40, e teve como impulso o desejo de produtores brasileiros em conseguir uma raça que fosse capaz de produzir uma grande quantidade de leite, como é o caso da raça Holandesa, mas que em contrapartida aguentasse o clima tropical de nosso país. A partir deste desejo, iniciou-se o processo de cruzamento entre Gir e Holandês.

A raça originária do cruzamento pode ser tida como uma produtora de leite em potencial e também uma boa produtora de carne devido à adaptabilidade. Hoje, no Brasil, cerca de 80% da produção de leite provém desta raça, indicando que muitos produtores a consideram como a melhor raça que existe para a cria a pasto, pois tal lida é fácil. Além disso, a raça tem boa resistência para andar bastante.

Outras características importantes da raça são a capacidade de auto-regulação do calor corporal, a capacidade ruminal, pés fortes e seus hábitos de pastejo. Um dos seus traços mais relevantes é a resistência a parasitas, tanto internos quanto externos, o que garante ao produtor um baixo investimento contra verminoses.

A longevidade, fecundidade e precocidade garantem à raça uma ótima produção e uma prole numerosa, que tem início por volta dos 30 meses. A produção de leite pode chegar até os 10 anos de idade, garantindo ao pecuarista retorno econômico por muito mais tempo que outras raças. Além disso, em quantidade de leite produzido e em quantidade de animais vendidos no Brasil, a raça se coloca à frente de qualquer outra.

Outra vantagem que a raça traz para seus criadores é que em épocas de crises do leite, caso seja necessário retirar ou diminuir a suplementação fornecida ao Girolando, o mesmo continua produzindo uma quantidade significativa de leite sem que para isso exista uma perda na questão da sanidade. Devido a isso, alguns produtores chegam a afirmar que o Girolando leiteiro se tornou a raça brasileira que produz tão bem quanto o puro Holandês, porém é mais fácil de cuidar, pois dificilmente tem doenças, é resistente ao calor, adapta-se fácil à topografia, anda mais e aceita melhor o alimento rústico, como é o caso do capim.

A reprodução da raça é boa. Se a fêmea for sadia, ela consegue parir um bezerro por ano e tais bezerros nascem mais resistentes, com desenvolvimento mais rápido e melhor. Para tais vantagens, basta que o produtor tenha os cuidados básicos e ande sempre em dia com as vacinações. Feito isto, o lucro do produtor com a raça será bem maior.

O CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Vacas Meio Sangue Para Produção de Leite. Neste curso, o produtor encontrará informações a respeito das vantagens da criação de vacas meio sangue, além de orientações a respeito do funcionamento do sistema que as utiliza, da aquisição de bezerras e das raças que devem ser utilizadas no cruzamento. Leia também nosso artigo Criação de vacas meio sangue para produção de leite.

Beatriz Lazia 30-03-2012 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Giordano

08-02-2019

Muito legal o Blog Parabéns muio bom conteúdo Girolando e Gir Leiteiro

Resposta do Portal Agropecuário

08-02-2019

Olá Giordano,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto