Criação de vacas meio sangue para produção de leite

Os cruzamentos entre animais de raças europeias e zebuínas têm assumido grande importância no processo de atendimento da demanda de produtos lácteos

Produção de gado leiteiro meio sangue

Pesquisas da Embrapa Gado de Leite mostraram que os melhores resultados econômicos para produção de leite a pasto são obtidos com o uso de animais meio sangue, resultantes do cruzamento entre animais puros de raças europeias e zebuínas.

As europeias, como Holandesa, Jersey e Pardo Suíça, especializadas na produção de leite, são originárias de regiões de clima temperado, exigindo, portanto, um manejo mais especializado para expressar seu potencial produtivo em regiões de clima tropical,  predominantes em nosso país. O que, às vezes, pode se tornar oneroso e economicamente inviável.

Sendo assim, dadas as características de meio ambiente e de manejo predominantes nas áreas tropicais, como na maioria das regiões do Brasil, os cruzamentos entre animais de raças europeias, e zebuínas, tais como Gir e Guzerá, têm tido o uso ampliado, assumido grande importância no processo de atendimento da demanda de produtos lácteos para o país.

Adotando essa estratégia de melhoramento genético, o pecuarista consegue reunir as vantagens das raças europeias e zebuínas,  potencial para produzir leite em quantidade, tendo o pasto como principal fonte de alimento. Tudo isso graças a uma maior adaptação ao clima e resistência aos parasitas.

O curso Vacas Meio Sangue para Produção de Leite elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas apresenta uma proposta inovadora de sistema que utiliza animais meio sangue. O mesmo aborda temas como: as vantagens da vaca meio sangue, como funciona o sistema que as utiliza, aquisição de bezerras ou produção na própria fazenda, como fazer o cruzamento para produzir bezerras meio sangue, as raças utilizadas no cruzamento, manejo do rebanho meio sangue para produção de leite, usando sêmen de raças de corte na vaca meio sangue, o futuro dos sistemas que utilizam vacas meio sangue.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Considerando os resultados observados no Brasil, conclui-se que, para os níveis de manejo predominantes, que não comportam um sistema de produção com gado puro, a manutenção de rebanhos mestiços mediante reposição contínua com novilhas híbridas aparece como uma opção importante, tanto pela sua maior lucratividade como pela sua relativa facilidade de aplicação. Leia nosso outro artigo Como aumentar a produtividade leiteira.

 

Patrícia Tristão 24-05-2010 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.