Dicas para a implantação de capineiras

A conservação do solo é uma das práticas mais importantes do manejo

 

O primeiro passo para a implantação de capineiras  é a escolha da área. O conhecimento da propriedade é de extrema importância, pois é a partir deste  que o produtor rural poderá selecionar as forrageiras que se adaptem a cada um dos diferentes segmentos da paisagem.

O próximo passo é a análise do solo. Esta etapa designa a capacidade de fertilidade do solo e é uma das práticas mais importantes do processo produtivo, principalmente quando o produtor pensa em fazer uma utilização intensiva da propriedade.

Dentro deste processo, destacam-se as seguintes fases: coleta de amostra; extração e determinação dos nutrientes "disponíveis"; interpretação dos resultados das análises; e recomendação de adubos e corretivos.

Porém, é importante que o pecuarista esteja atento a possíveis erros que poderão ocorrer em cada uma destas fases, pois eles afetariam o resultado da análise e, por consequência, a recomendação de adubos e corretivos para valores menores ou maiores que os necessários.

Passemos agora ao preparo da área, cujo objetivo é deixá-la isenta de restos de cultura e entulhos diversos como galhos, tocos e pedras. Esse procedimento facilita a aração, a gradagem e o sulcamento. Esta etapa é constituída pelas fases de desmatamento, roçada, destoca, enleiramento e queima.

O desmatamento é feito por meio do uso de machado, foice, moto serra, trator, entre outros equipamentos. No entanto, quando a área é pequena, pode-se fazer uso apenas do machado. Além disso, durante o desmatamento, o pecuarista deve ter o cuidado de separar as árvores que poderão ser usadas para carvoaria.

O processo de destoque normalmente é executado por tratores de esteira. Estes têm a finalidade de eliminar os tocos de diâmetro maior, que normalmente são descartados no processo de aração. Em seguida, todo o material restante deverá ser amontoado em faixas (enleirado). Tal operação tem o objetivo de facilitar a operação seguinte, que é a queima.

Uma das práticas mais importantes no manejo do solo é a conservação, pois é justamente através dela que o homem terá a garantia de perpetuar o principal recurso natural não-renovável. Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Formação e Manejo de Capineira.

Neste curso, os doutores Humberto Resende e Henrique Bruschi explicam que o pecuarista deve promover um super pastejo quando a área a ser preparada estiver coberta com vegetação rasteira, eliminando a forragem ao máximo. Desse modo, ele facilita as operações de preparo do solo. Para mais informações, leia nosso artigo Formação e manejo de capineiras para alimentação do gado leiteiro.

Beatriz Lazia 12-03-2012 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.