Dicas para aumentar a qualidade do leite

Algumas dicas para aumentar a qualidade do leite são essenciais para que o pecuarista leiteiro obtenha maior rentabilidade e ganhe mais espaço no mercado consumidor.

Os pecuaristas leiteiros devem dar especial importância à saúde animal, à ordenha e ao armazenamento, para aumentar a qualidade do leite

Dicas para aumentar a qualidade do leite
O leite de qualidade mantém suas propriedades sensoriais características (cor, sabor e aroma).

Algumas dicas para aumentar a qualidade do leite são essenciais para que o pecuarista leiteiro obtenha maior rentabilidade e ganhe mais espaço no mercado consumidor, que anda cada vez mais exigente quanto a produtos alimentícios. Fatores como saúde e bem-estar animal, nutrição, cuidados durante a ordenha, instalações e armazenamento influem na qualidade do produto final. Por isso, os produtores de leite devem dar especial importância a tais aspectos, para oferecer ao consumidor leite com alto padrão.

Quanto à avaliação da qualidade higiênica do leite cru são exigidos os parâmetros abaixo:

-Manutenção das propriedades sensoriais características (cor, sabor e aroma);

-Redução do índice de microrganismos saprófitas e células somáticas;

-Ausência de patógenos: agentes da mastite (Staphylococcus aureus), da brucelose, da tuberculose e da salmonelose;

-Ausência de toxinas microbianas, de biocidas, de pesticidas, de drogas veterinárias, de metais pesados tóxicos e de agentes de limpeza e desinfetantes.

"O produtor de leite deve seguir as recomendações técnicas e entender as razões e a necessidade de se produzir leite com qualidade, respeitando o consumidor, o meio ambiente e as pessoas envolvidas com a atividade na fazenda, afirmam os professores especialistas Armando Carvalho e Antônio Cândido Ribeiro, do Curso CPT Ordenha Mecânica - Implantação e Operação.

A saúde animal é fator-chave para a oferta de leite com alto padrão

As instalações onde o pecuarista maneja o gado leiteiro geram um enorme impacto na qualidade do produto final. Por isso, a vacas leiteiras devem estar em ambiente higienizado, livre de agentes contaminantes, principalmente os causadores de mastite. A saúde animal é fator-chave para a oferta de leite com alto padrão.

O manejo nutricional da vaca previne doenças (mastite) e dá qualidade ao leite

O manejo nutricional da vaca leiteira, além de prevenir doenças como a mastite, aumenta a produtividade do rebanho e dá qualidade ao leite. Minerais como Manganês e Zinco devem ser administrados na dieta animal, pois diminuem a proliferação de bactérias e células somáticas. Já o Selênio fortalece o sistema imunológico da vaca e o Cobre combate infecções.

O processo de ordenha deve obedecer aos padrões de higiene e saúde animal

No momento da ordenha, o funcionário da fazenda deve utilizar luvas, cobrir o teto da vaca com pré-dipping e esperar o seu tempo de ação. Seguindo essa rotina, o processo de ordenha obedecerá aos padrões de higiene e saúde animal. Da mesma forma, a ordenadora deve passar por manutenções periódicas, para que não causem problemas no teto das vacas, como lesões (aumentam as chances de infecções).

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Rural Centro e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 05-06-2015 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.