Fausto Polo Itaúna 5/8 completa 18 anos em plena capacidade produtiva

Fausto Polo Itaúna 5/8 completa 18 anos em plena capacidade produtiva. Touro comprova a longevidade da raça Girolando, em uma Central de Inseminação.

Fausto Polo Itaúna 5/8 completa 18 anos
Touro comprova a longevidade da raça Girolando

Um marco para a pecuária leiteira brasileira: um touro que se tornou um divisor de águas para o girolando moderno. O Fausto Polo Itaúna 5/8 é um exemplo de longevidade dentro da raça. Pela primeira vez na nossa pecuária, um touro consegue alcançar seus 18 anos de vida em plena capacidade produtiva, dentro de uma central de inseminação.

"O Brasil enxerga hoje uma característica da raça que é admirável: longevidade produtiva. Este touro transmite esta característica para as suas filhas, o que é mais importante. A genética do Fausto está presente hoje nos quatro cantos do nosso país, tendo comercializado mais de 100 mil doses ao longo desses anos", diz Guilherme Marquez, gerente de leite nacional da Alta.

Fausto começou sua vida produtiva em 2001, quando foi selecionado para o programa de melhoramento genético da raça girolando em parceria com a Embrapa. Desde então, com a divulgação da sua prova, Fausto só acumula bons resultados. Atualmente são mais de 100 Filhas em Controle Leiteiro Oficial, sendo várias na 3ª Lactação Oficial acima de 7 toneladas de Leite em 365 dias. Possui um PTA de 274 Kg de Leite e 87% de confiança.

"Fausto acrescenta muito para o melhoramento genético da raça Girolando. É um touro que transmite importantes características para as suas filhas, agradando muito aos produtores de leite que trabalham com produção de leite a pasto. Suas filhas são bastante rústicas, produtivas e de muita longevidade", afirma Leandro Paiva, superintendente técnico da Girolando.

Um único animal que consegue aliar comprimento corporal, altura de úbere posterior, perímetro torácico e profundidade corporal. Fausto é cria do Girolando Itaúna, que há vários anos trabalha pelo melhoramento genético da raça em busca de produzir tourinhos melhoradores.

"A gente começa a escolher um tourinho pela bisavó dele. Buscamos o diferencial dela em relação às companheiras de rebanho. Em seguida, a avó, a mãe, as tias, sobrinhas, irmãs, até chegar ao ponto de escolher uma vaca que vamos apostar todas as nossas fichas", explica Valério Machado Guimarães, criador e proprietário de Fausto.

Fausto é filho de Mark O Polo, ícone da raça Holandesa nos anos 90, com a grande Bolacha Oasis Itaúna, uma vaca 1/4 mãe de grandes reprodutores da raça.

Sobre a Alta

Sediada em Uberaba (MG), a empresa de origem canadense é uma das maiores em melhoramento genético bovino. Conta com a mais moderna Central de Produção e Tecnologia de Sêmen da América Latina, 82 escritórios regionais e quase 600 técnicos distribuídos pelo país que dão suporte à campo para os clientes. A sua matriz, localizada na BR 050 - km 164, abriga 280 touros. Mundialmente é considerada líder na entrega de soluções genéticas lucrativas. Está presente em mais de 100 países com centrais de coleta no Canadá, Estados Unidos, Holanda, China, Argentina e Brasil.

Fonte: Ass. de Imprensa Alta

 

 

 

 

 

Silvana Teixeira 12-09-2014 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.