Homeopatia previne diarreia em bezerros

Homeopatia previne diarreia em bezerros. A fórmula homeopática é elaborada com substâncias naturais extraídas de sementes, folhas e cascas de árvores.

25% dos bezerros nutridos com a fórmula homeopática não tiveram mais diarreia

Homeopatia previne diarreia em bezerros

Terapia descoberta no século XVIII, conhecida como homeopatia, é adotada para prevenir a mortalidade em bezerros por diarreia. Especialistas da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos - SP) passaram a adicionar o pó homeopático no leite dos bezerros. Após seis meses de contínuo estudo, os resultados foram satisfatórios: os animais não mais apresentaram diarreia, problema muito comum nos bovinos mais jovens.

Os bezerros nutridos com a fórmula homeopática não tiveram mais diarreia

No total, 37 bezerros fizeram parte da pesquisa - separados em 3 lotes. Os animais do primeiro lote receberam apenas leite comum. Os do segundo, leite com substância homeopática, e os do terceiro tomaram leite com minério. 25% dos bezerros nutridos com leite misturado ao pó homeopático não tiveram mais diarreia. O que não ocorreu com os outros lotes - alguns animais tiveram, pelo menos, um caso de diarreia durante o teste.
 
A homeopatia proporciona aos bezerros maior qualidade de vida e saúde
 
Segundo Teresa Cristina Alves, veterinária da Embrapa, 20 a 50% dos óbitos, em bezerros com até 60 dias de vida, são causados por diarreia. Daí a extrema necessidade de se prevenir esse revés da pecuária bovina. Além de proporcionar aos bezerros maior qualidade de vida e saúde, a homeopatia reduz os custos com a compra de antibióticos (economia de R$10,00/bezerro) - além de ser uma forma natural de combate a várias doenças e males no rebanho.

A fórmula homeopática contém substâncias naturais e saudáveis

A fórmula homeopática é elaborada com substâncias naturais extraídas de sementes, folhas e cascas de árvores. Como o leite misturado ao composto homeopático elimina a necessidade do emprego de antibióticos no bezerro, ele é "indicado para bezerros criados no sistema orgânico de produção", afirma Luana Barros, professora do Curso a Distância CPT Produção de Leite Orgânico, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

O tratamento de bezerros com antibióticos é prejudicial à saúde humana

É importante ressaltar que o tratamento de bezerros com antibióticos eleva os custos de produção do pecuarista, além de ser prejudicial aos animais e à saúde humana. No sistema de criação de bezerros até 60 dias, é muito comum tratar os animais com vários antibióticos, o que deixa as bactérias mais resistentes aos medicamentos. Com isso, eles param de fazer efeito. Já em relação às vacas leiteiras em tratamento com antibióticos, o leite produzido por elas torna-se impróprio para o consumo humano.

Fonte: G1.

Andréa Oliveira 23-03-2017 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.