Nutrição de vacas leiteiras

Considerações importantes para a alimentação de vacas leiteira


Alimentação de vacas leiteiras tem influência sobre a saúde e a produtividade da atividade.

Nos sistemas de criação de gado de leite, a alimentação é o item que mais onera a produção. Pesquisas da Embrapa Gado de Leite indicam que, em geral, o custo da alimentação chega, em média, de 40 a até 60% do custo total, explicaProf. Juliano Ricardo Resende do Curso CPT Alimentação De Vacas Leiteiras Em Pasto E Em Confinamento.


Os alimentos devem fornecer energia, proteína, minerais e vitaminas. Mas, que tipo de alimento uma vaca deve ingerir para poder retirar uma variedade tão grande de nutrientes? Conhecendo-se o funcionamento do aparelho digestivos dos bovinos, é possível manejar corretamente a nutrição do rebanho, fornecendo todos os nutrientes necessários. Existem particularidades que devem ser levadas em conta na hora da definição da dieta que têm grande influência sobre a saúde e a produtividade dos animais.


Faz-se necessário considerar o nível de produção, os estágios reprodutivos e da lactação. Além disso, o peso do animal, o consumo esperado de matéria seca, a condição corporal, tipos e o valor nutritivo dos alimentos a serem utilizados. Esses, normalmente, são classificados segundo suas características qualitativas em alimentos volumosos, concentrados e suplementos vitamínicos e minerais.


De acordo com o professor Luciano Patto Novaes "a alimentação é a base para a economia da produção de leite, tanto em termos de produtividade quanto em termos de lucratividade, e há uma oportunidade de uso de uma gama muito grande de alimentos para alimentação dos animais". Assim, o conhecimento dos alimentos, sua composição e qualidade, aliado ao conhecimento das necessidades de cada categoria animal, permite ao produtor produzir em quantidade e qualidade com menores custos.


Nutrição de vacas leiteiras

Curso CPT Alimentação De Vacas Leiteiras Em Pasto E Em Confinamento, elaborado pelo CPT - Centro de prdoduções Técnicas, fornece subsídios para produtores de leite que pretendem aproveitar o potencial de produção de seus animais e dos alimentos que podem ser oferecidos.


Se o produtor quiser alcançar maior eficiência econômica na atividade, terá de propiciar um manejo nutricional adequado ao rebanho, pelo menor custo possível.

Acesse os Cursos na Área de Gado de Leite.

Patrícia Tristão 21-05-2010 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.