Principais causas que levam o pecuarista leiteiro a deixar a atividade

O que leva o pecuarista leiteiro a deixar a atividade são problemas de sucessão familiar e falta de investimento em tecnologia

Principais causas que levam o pecuarista leiteiro a deixar a atividade

Segundo Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, embora alguns pecuaristas leiteiros tenham deixado a atividade, outros permanecem no negócio não apenas como produtores como também empresários. Eles enxergam a atividade como um empreendimento com potencial de crescimento. Para o sucesso da produção de leite, eles buscam profissionalização e tecnologia.

Empresários pecuaristas


Esses empresários pecuaristas se preocupam em capacitar a sua equipe, em tornar a sua produção rentável e lucrativa. Eles entendem que o conforto e bem-estar do rebanho leiteiro pode aumentar a produtividade em até 40%. Sem falar que eles se preocupam com o controle de resíduos e a sanidade animal. Além disso, eles investem em melhoramento genético do gado leiteiro e em tecnologia de produção.

Censo agropecuário


Atualmente, o pecuarista leiteiro sem visão empresarial, sem espírito empreendedor, perde mercado para os pecuaristas que investem em tecnologia e capacitação profissional. “A cada dez anos, ao analisar o Censo Agropecuário, 25% dos produtores de leite já abandonaram a atividade”, afirma Martins. Ou seja, a cada onze minutos, um pecuarista leiteiro deixa a ocupação. Esse número é alarmante e preocupante.

Causas do abandono


As principais causas que levam o pecuarista leiteiro a deixar a atividade são problemas de sucessão familiar e falta de investimento em tecnologia. O mesmo pode acontecer com o pecuarista de corte. Nos próximos 20 anos, quatro em cada dez pecuaristas brasileiros podem abandonar a pecuária pelas mesmas razões. Esse quadro tem de mudar para que a pecuária nacional ganhe destaque em relação à pecuária mundial.

Importância das adaptações


É preciso que parte dos pecuaristas (40%) mudem sua visão arcaica quanto aos negócios e se adaptem às mudanças do mercado. Hoje muitos temem aceitar o novo, pois acham que as práticas habituais são as melhores. Felizmente, grande parte dos pecuaristas (60%) percebem a importância das adaptações. Eles sabem que o investimento em tecnologia e a capacitação trazem inúmeros benefícios aos negócios.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gado de Leite.

Leia o artigo "Tecnologia criada por estudantes garante conforto e bem-estar de vacas leiteiras".

Fonte: girodoboi.com.br

Andréa Oliveira 29-11-2018 Pecuária de Leite

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual do Gado Zebu

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.