Tudo o que você precisa saber sobre a IN 77

A IN 77 visa garantir a qualidade do leite e, para isso, estabelece o plano de qualificação de fornecedores de leite

Tudo o que você precisa saber sobre a IN 77

“A IN 77 visa garantir a qualidade do leite e, para isso, estabelece o plano de qualificação de fornecedores de leite, sob responsabilidade dos laticínios e das cooperativas. Entretanto, quem fiscaliza a execução do plano é o MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento”, afirma Leonardo Cotta Quintão, médico veterinário e professor do Curso CPT Como Implementar o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite para Atender à IN 77.

Garantia de um produto mais seguro ao consumidor


O principal objetivo do plano de qualificação de fornecedores de leite é estreitar os laços entre a indústria e os produtores de leite para melhorar a cadeia produtiva do leite e garantir um produto mais seguro ao consumidor. Na verdade, o plano de qualificação presente na IN77 visa implementar boas práticas na atividade leiteira para melhorar o desempenho do setor mediante o aprimoramento gerencial.

Assistência técnica e gerencial, além de capacitação


Cabe ao laticínio ou à cooperativa elaborar um plano de qualificação para capacitar seus fornecedores de leite. Parte importante do programa de autocontrole do laticínio ou da cooperativa, o plano de qualificação deve abranger tanto a assistência técnica como a gerencial para a boa gestão da fazenda pecuária e a execução das boas práticas em toda a cadeia produtiva de leite.

Importância do diagnóstico preliminar


O cronograma de atividades e os indicadores devem ser definidos com base em um diagnóstico preliminar junto a informações técnicas já coletadas. Por meio desse diagnóstico, é possível detalhar as políticas e os objetivos a serem adotados por parte do laticínio ou da cooperativa. Esse trabalho deve ser realizado integralmente com os fornecedores de leite para o sucesso do plano. Tudo é fiscalizado pelo órgão competente (MAPA).

Ações a serem desenvolvidas


No plano, devem ser desenvolvidas ações importantes, não apenas a Contagem das Células Somáticas (CCS) e a Contagem Bacteriana Total (CBT) do leite, como também a implementação de índices zootécnicos e o armazenamento adequado do leite para garantir um bom padrão de qualidade. Mas quais as determinações da IN 77 para armazenar o leite das fazendas pecuárias?

Armazenamento do leite segundo a IN 77


O leite deve ser armazenado em resfriadores de expansão direto ou resfriadores em placa. Já os resfriadores de leite por imersão deixaram de ser utilizados, pois os latões de leite eram colocados em tanques com água em baixa temperatura.

Os sistemas de refrigeração devem alcançar 4°C em 3 horas (no máximo) e a permanência do leite no tanque deve ser de 48 horas (no máximo). Os tanques comunitários são permitidos, contanto que sejam seguidos alguns critérios antes de misturar o leite de várias propriedades.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite:

Como Implementar o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite para Atender à IN 77

Controle de Mastite (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT) do Leite - De Acordo com a IN 77

Prevenção e Controle de Mastite

Fonte: Cursos CPT

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 23-09-2020 Pecuária de Leite

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Segredos para a Prevenção de Mastite e Produção de Leite de Qualidade

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.