Top 4 raças de corte mais comercializadas no Brasil

No Brasil, as raças de corte mais comercializadas são a Brangus, a Charolês, a Nelore e a Tabapuã

Top 4 raças de corte mais comercializadas no Brasil

Antes de investir em uma raça de gado de corte, é preciso conhecê-la para saber suas principais aptidões e características. Ao entender como se adaptam, alimentam e reproduzem, o pecuarista melhora a gestão do rebanho e, com isso, alcança ótimos resultados. Com o conhecimento, é possível aproveitar o máximo potencial dos animais e lucrar ainda mais. No Brasil, as raças de corte mais comercializadas são a Brangus, a Charolês, a Nelore e a Tabapuã.

Brangus


A raça bovina Brangus é originária do cruzamento entre o gado Zebu e o gado Angus. Do primeiro, ela recebeu a rusticidade. Já do segundo, recebeu características, como marmoreio, precocidade e fertilidade. Outra característica de destaque é o bom desempenho na produção de leite. Além disso, a vaca Brangus apresenta facilidade de reprodução, habilidade materna e baixa mortalidade.

Os novilhos Brangus apresentam gordura, que atende perfeitamente ao mercado consumidor, além de muito marmoreio e elevado rendimento da carne. Por esses motivos, a carne de gado Brangus apresenta boa demanda no mercado interno e externo.

Charolês


Com pelagem creme e narinas rosadas, a raça bovina Charolês é originária da França. Introduzida no Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul, em 1885, a Charolês apresenta alto desempenho para produção de carne, principalmente no sistema de confinamento. Além disso, ela é amplamente utilizada no cruzamento com outras raças bovinas. Uma única vaca Charolês é capaz de produzir 3 mil litros de leite quando em lactação.

Nelore


Dócil, ativa, vigorosa e sadia, a raça bovina Nelore é uma das raças mais importantes da pecuária nacional e abrange 80% do rebanho de corte brasileiro. Graças ao melhoramento genético, a Nelore se adaptou ao clima tropical do país deixando de produzir leite para produzir carne de qualidade.

O bovino Nelore apresenta ótimo desempenho para produção de carne saborosa e com baixo teor de gordura atendendo satisfatoriamente às exigências do mercado consumidor. Além da qualidade da carcaça, a carne do Nelore apresenta distribuição homogênea da cobertura de gordura. Por isso, não ocorre o encurtamento das fibras quando refrigerada.

Tabapuã


Dócil, rústica e reconhecida no mercado nacional, a raça bovina Tabapuã é originária do cruzamento entre o gado mocho e o gado indiano. Além da facilidade de reprodução, a Tabapuã apresenta alto potencial de fertilidade. Sem falar que a vaca Tabapuã é excelente produtora de leite, além de apresentar boa habilidade materna.

Além disso, o gado Tabapuã apresenta rápido ganho de peso, sendo o segundo no ranking de provas de ganho de peso. Daí ser perfeita para produção de carne de qualidade. Não podemos nos esquecer de outras importantes características da raça, como a precocidade e a facilidade de manejo.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:

Melhoramento Genético de Gado de Corte

Cruzamento Industrial - Limousin x Nelore

Cruzamento Industrial Red Angus x Nelore

Fonte: comprerural.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 21-07-2021 Bovinos

Faça já o Download Grátis

Download brinde Alimentação de Gado de Corte

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.