O que pode influenciar na broca do café

Saiba quais são os fatores que influenciam na infestação da broca do café

O que pode influenciar na broca do café     Artigo CPT

 

Pragas podem comprometer toda sua lavoura, para não ter problemas com ela você deve saber como cuidar das infestações, o professor Júlio César do Curso CPT de Pragas do Cafeeiro — Reconhecimento e Controle, a broca-do-café não será mais um problema no seu cafezal com nossas dicas.


Diversos fatores podem influenciar as infestações da broca-do-café, destacando-se clima, colheita, sombreamento e espaçamento, e altitude, os quais serão discutidos a seguir.

1.Clima

O clima influi largamente sobre as infestações da broca-do-café, notadamente as chuvas, a temperatura e a umidade relativa do ar.


2. Chuvas

As chuvas podem influenciar direta ou indiretamente as infestações do inseto. Indiretamente, ao impedir uma colheita manual, pela ocorrência de um período atípico de chuvas prolongadas
Ao contrário, a ausência prolongada de chuvas pode também influenciar a infestação da broca, conforme dito anteriormente.

Assim, a ocorrência de estiagem prolongada, com altas temperaturas, no período de setembro a novembro, desfavorece a sobrevivência da broca, enquanto a ocorrência dela, no período de janeiro a março, a favorece, já que reduz o seu ciclo.


3. Temperatura

A temperatura influi diretamente na duração do ciclo da broca. Quanto maior a temperatura, menor a duração do ciclo do inseto, e, por conseguinte, maior será o aumento de sua população e vice-versa. Assim, longas estiagens com altas temperaturas no período de janeiro a março resultam no aumento da população da broca.


4. Umidade relativa do ar

A umidade relativa do ar influi na infestação da broca-do-café, principalmente durante o inverno, na entressafra. Assim, inverno seco com baixa umidade relativa do ar desfavorece a sobrevivência da broca, como geralmente acontece nas regiões cafeeiras do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Já no Sul de Minas e Zona da Mata, o inverno úmido, com muito orvalho nas lavouras, favorece a sua sobrevivência, pois mantém os frutos úmidos.


5. Colheita

Sabe-se que o rigor na colheita do café influencia diretamente a infestação da broca na safra seguinte. Assim, lavouras mal colhidas e as não colhidas poderão, dependendo do clima, apresentar infestações significativas de broca na safra seguinte, enquanto lavouras bem colhidas apresentarão, na safra seguinte, infestações insignificantes da praga.

Uma colheita bem feita consiste em praticamente não deixar frutos na árvore e no chão, impedindo a sobrevivência da broca, a qual ataca somente o cafeeiro, seu único hospedeiro. Frutos remanescentes da safra anterior na árvore principalmente e no chão constituem um perigo para a safra seguinte


Conheça os Cursos CPT da Área Cafeicultura.

Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 16-06-2022 Cafeicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.