Agricultura: orientações para controle de nematoides

Os nematoides se concentram entre solo e sistema radicular, o que dificulta a capacidade da planta em absorver água e nutrientes

Agricultura: orientações para controle de nematoides

Os nematoides são vermes cilíndricos, com corpo alongado e extremidades afiladas. Os principais gêneros, encontrados praticamente em todo o território nacional, são: Globodera, Heterodera, Meloidogyne, Nacobbus, Pratylenchus, Rodopholus, Rotylenchulus e Tylenchulus. Todos se concentram entre solo e sistema radicular, o que dificulta a capacidade da planta em absorver água e nutrientes.

Principais causas da infestação


Embora não suportem estresse hídrico nem temperaturas extremas, os nematoides podem facilmente infestar as lavouras das seguintes formas: mudas e substratos infectados; ferramentas, equipamentos e máquinas agrícolas contaminados; água com nematoides utilizada na irrigação da lavoura; circulação de pessoas e animais, que passaram por áreas infestadas; ou mesmo ventos fortes.

Prejuízos com a infestação


Os primeiros sinais de infestação são detectados por problemas de crescimento das plantas e pelo surgimento de folhas amareladas, pois as raízes com nematoides não conseguem absorver água e nutrientes do solo. Quando a população de nematoides atinge números elevados, os prejuízos ao agronegócio ultrapassam a casa dos bilhões por ano. A soja, por exemplo, pode apresentar perdas de 10% da produção anual.

Redução dos nematoides


Como normalmente esses vermes microscópicos fazem parte da microfauna das áreas agricultáveis, torna-se complicado exterminar totalmente esses parasitas – essencialmente por inviabilidade econômica. Sendo assim, a redução de nematoides da área cultivada é a melhor estratégia a ser adotada pelo agricultor. Ao reduzir as populações de nematoides no solo, a lavoura não é comprometida.

Medidas de controle


->Usar nematicidas somente em casos extremos;
->Limpar máquinas e implementos agrícolas;
->Implantar boas práticas de manejo do solo;
->Realizar a semeadura na época correta;
->Proceder a adubações equilibradas;
->Plantar cultivares resistentes;
->Adotar rotação de culturas;
->Limpar reservatórios de água;
->Limpar canais de irrigação;
->Eliminar plantas daninhas;
->Usar substratos esterilizados;
->Adquirir mudas sadias;
->Descompactar o solo;
->Usar adubos verdes.

Conheça o Curso CPT Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação.

Leia o artigo "Saiba mais sobre o solo e suas características."

Fontes: digital.agrishow.com.br; agencia.cnptia.embrapa.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 03-02-2020 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.