Cavalo marchador: conheça um pouco a respeito das principais raças

Mangalarga Marchador É uma raça prontamente identificada pela sua marcha em substituição ao trote.

cavalo marchador

Mangalarga Marchador

É uma raça prontamente identificada pela sua marcha em substituição ao trote. Sua marcha trata-se de um andamento com momentos de tríplice apoio, muito cômodo, em contrapartida ao movimento diagonal e saltitante do trote. O Mangalarga Marchador é uma das principais raças nacionais, com crescente número de associados, sendo um animal de índole dócil, ideais para iniciantes. As características dessa ração são: cabeça de tamanho médio, com a boca pequena e o perfil retilíneo; pescoço com as bordas superiores e inferiores retilíneas; dorso lombo com tamanho médio e a garupa levemente inclinada; peito bem musculado; peso do macho de 500 Kg e da fêmea de 450 Kg; altura para os machos de 1,55 m e para as fêmeas de 1,50 m; possuem todos os tipos de pelagens, exceto a albina. As aptidões dessa raça são os esportes hípicos, enduro e lazer.

Campolina

Surgiu a partir do cruzamento de uma fêmea mangalarga com um garanhão andaluz, sendo o resultado um animal com as qualidades do mangalarga marchador, que é a marcha macia e resistente, somada ao porte altivo do andaluz. O Campolina possui o perfil côncavo, com cabeça grande e orelhas também grandes; o pescoço é levemente rodado na sua borda superior com saída alta; o dorso lombo é longilíneo e a garupa é levemente inclinada; o peso do macho gira em torno de 550 Kg e da fêmea em torno de 350 Kg; a altura para o macho é de 1,62 m e para a fêmea de 1,54 m; as pelagens que o Campolina pode apresentar são alazã, castanha, preta e baia e pampa; as aptidões dessa raça são o lazer, enduro e hipismo rural.

Mangalarga

Esta raça tem as mesmas origens do Mangalarga Marchador. Entretanto, surgiu a partir da seleção de cavalos de maior porte, que tivessem maior habilidade no galope, atendendo às necessidades de cavalos mais ágeis para caçadas. Como estes animais tiveram maior intensidade de seleção por criadores paulistas, são também conhecidos como Mangalarga Paulista, para facilitar a diferenciação do Mangalarga Marchador. Estes animais possuem as características semelhantes ao Mangalarga Marchador, tendo, entretanto, uma estatura mais elevada, dorso lombo um pouco mais longilíneo, mais distantes do chão, ou seja, membros proporcionalmente maiores. Quanto às pelagens, são aceitas todas, exceto os albinos, sendo muito comuns a presença de equinos alto calçados e animais com manchas e bragadas; a pelagem predominante é o alazão.

Piquira

Na formação da raça Piquira, entraram cavalos da maioria das raças brasileiras, em especial o Mangalarga Marchador. É um cavalo de menor porte e, portanto, recomendado para crianças que estejam iniciando na equitação. As características dessa raça são a forma harmoniosa, ao contrário dos pôneis, que possuem as pernas mais curtas; possuem a marcha macia; a conformação é semelhante a do Mangalarga Marchador, tendo uma farta crineira semelhante a dos pôneis. O peso do macho deve ser de 200 Kg e da fêmea de 150 kg; a altura é de 1,35 m para o macho e 1,30 m para as fêmeas; são aceitas todas as pelagens, exceto a albina. O Piquira é excelente para montaria de iniciantes, pois são animais muito dóceis.

Para maiores informações, consulte o curso Como Comprar Cavalos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas e coordenado pelo Doutor Haroldo Leal Vargas. O curso conta com orientações a respeito das características ideais de todo bom cavalo, características específicas das raças e suas aptidões, pelagens mais comuns, avaliação física do animal, entre outras. Leia também nosso outro artigo Saiba como fazer a avaliação física do cavalo antes da compra.

Beatriz Lazia 06-02-2013 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.